Eleições 2020: E-título não funcionou? Saiba como justificar o voto
O e-título é uma das grandes promessas para agilizar a votação neste domingo (15), primeiro turno das eleições 2020. No entanto, aplicativo tem apresentado falhas, principalmente para quem tenta justificar voto.
O e-título é uma das grandes promessas para agilizar a votação neste domingo (15), primeiro turno das eleições 2020. No entanto, aplicativo tem apresentado falhas, principalmente para quem tenta justificar voto. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou hoje que o o aplicativo e-Título está “funcionando ‘adequadamente'”, mas sobrecarregado devido ao volume de acessos.
Como justificar o voto?
Mesmo que o aplicativo não opere neste domingo, o eleitor tem até 60 dias para justificar a falta, mediante a apresentação de comprovantes que atestem o motivo de ausência, pelo aplicativo, no site do TSE ou no cartório eleitoral mais próximo.
Excepcionalmente, preencher e entregar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em um dos locais destinados ao recebimento das justificativas, apresentando documento oficial de identificação com foto.
De qualquer forma, o TSE orienta aos eleitores a, caso tenham problemas para efetuar o acesso, esperarem alguns minutos e tentarem novamente entrar na plataforma. De acordo com o tribunal, até 8h30 deste domingo, 400 mil eleitores já tinha justificado ausência pelo app.
Preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)
Faça o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF)
Guia das eleições 2020
Datas e horários das eleições 2020;
O que pode e não pode no dia da votação;
Como consultar seu título de eleitor pelo nome ou CPF;
Como consultar o local de votação;
Aplicativo e-Título;