Eleições 2020: Datafolha aponta Covas com 32%; Boulos,16%; Russomanno, 14%
O tucano avançou 4% nas intenções de voto, comparado a última pesquisa, aumentando sua vantagem contra o segundo colocado.

Nesta quinta-feira (12), o Datafolha divulgou a pesquisa com os percentuais de intenção de voto para os candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2020. O candidato do PSDB, Bruno Covas, cresceu quatro pontos na preferência do eleitorado, enquanto o republicano Celso Russomanno teve um aumento de 2% na taxa de rejeição.
Márcio França, com 12% das intenções de voto, oscilou em um ponto, em relação a última pesquisa. O candidato do PSB está tecnicamente empatado com Boulos (PSOL), 16%, e Russomanno, 14%, se considerada a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou menos.
Pesquisa dos candidatos de SP nas Eleições 2020
A pesquisa foi divulgada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de São Paulo”, foram ouvidos 1.512 eleitores da capital paulista, durante os dias 9 e 10 de novembro de 2020. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo número SP-05584/2020, a amostra tem grau de confiança de 95%, com margem de erro máxima de 3% para mais ou menos.
O petista Jilmar Tatto teve uma queda de 2% nas intenções de voto, enquanto os demais candidatos mantiveram-se com as mesma porcentagens ou pequenas oscilações.
Veja os resultados da pesquisa:
- Bruno Covas (PSDB) – 32%
- Guilherme Boulos (PSOL) – 16%
- Celso Russomanno (Republicanos) – 14%
- Márcio França (PSB) – 12%
- Jilmar Tatto (PT) – 4%
- Arthur do Val (Patriota) – 4%
- Joice Hasselmann (PSL) – 3%
- Andrea Matarazzo (PSD) – 2%
- Marina Helou (Rede) – 1%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Antônio Carlos Silva (PCO), Orlando Silva (PCdoB) e Levy Fidelix (PRTB) tiveram menos de 1%
- Branco/nulo/nenhum – 7%
- Não sabe/não respondeu – 3%
Veja a pesquisa anterior (6 de outubro) do Datafolha.
Taxa de rejeição dos candidatos a prefeito
Os eleitores foram questionados sobre quais dos candidatos não votariam de jeito nenhum, podendo votar em mais de um. Na liderança da pesquisa está Russomanno, com 49%, dois pontos a mais que a última taxa de rejeição apurada pelo Datafolha. O menor percentual entre os candidatos foi de 11%.
Confira os resultados:
- Celso Russomanno (Republicanos) – 49%
- Joice Hasselmann (PSL) – 32%
- Bruno Covas (PSDB) – 24%
- Jilmar Tatto (PT) – 23%
- Guilherme Boulos (PSOL) – 23%
- Levy Fidelix (PRTB) – 22%
- Orlando Silva (PCdoB) – 18%
- Márcio França (PSB) – 17%
- Arthur do Val (Patriota) – 15%
- Vera Lúcia (PSTU) – 13%
- Andrea Matarazzo (PSD) – 12%
- Antônio Carlos (PCO) – 11%
- Marina Helou (Rede) – 11%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum – 3%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum – 2%
- Não sabe – 4%
Veja também: quem são os candidatos a vice-prefeito em SP.
Eleitores podem mudar de voto
A pesquisa perguntou qual o nível de decisão do voto dos entrevistados, revelando que 67% dos eleitores estão totalmente decididos e 32% ainda podem mudar suas preferências.
Jilmae Tatto é o candidato com o percentual mais alto neste quesito, 82% de eleitores tem certeza ao escolherem o petista, contra 18% que ainda podem mudar de voto.
Questionados sobre qual seria a segunda opção para prefeito de SP nas eleições 2020, Bruno Covas teve 15% de escolha, seguido por Russomanno (15%), França (14%), Boulos (7%) e Jilmar Tatto (6%).
Veja também: o que eleitor pode e não pode no dia da votação.
Número dos candidatos a prefeito de SP nas eleições 2020
Um questão curiosa da pesquisa do Datafolha foi o questionamento se os eleitores sabiam qual era o número dos candidatos em que estavam pretendo votar.
Somente 29% dos entrevistados que escolheram Russomanno (Republicanos) como candidato sabiam seu número, o restante não sabia ou respondeu de forma incorreta. Tatto (PT) é o candidato com a maior porcentagem nesta questão, 72% de seus eleitores sabem o número, contra 28% que erraram ou não sabiam.