Eleições 2020: como votar com ‘colinha’ de papel no 2° turno?
Justiça Eleitoral autorizou o uso da tradicional ‘colinha’ de papel com os dados do candidato escolhido. É proibido o uso de celulares na cabine de votação. Veja
O segundo turno das Eleições 2020 será realizado neste domingo, 29 de novembro em 57 cidades brasileiras. Para facilitar e ajudar o eleitor no dia da votação, a Justiça Eleitoral permitiu a entrada de uma ‘colinha’ na hora de votar no prefeito ou prefeita escolhida pelo eleitor brasileiro.
- Confira a lista das 57 cidades brasileiras onde haverá 2° turno
- Veja algumas regras exigidas pelo TSE na hora de votar nas Eleições 2020
A ‘colinha’ tem que ser de papel e nela o eleitor pode colocar os dados do candidato escolhido. Vale ressaltar que aparelhos , tablets, rádios comunicadores, câmeras fotográficas e quaisquer aparelhos eletrônicos estão proibidos durante a permanência do eleitor na cabine de votação.
Passo a passo para votar nas Eleições 2020
Com a ‘colinha’ em mãos, o eleitor deve digitar o número do candidato escolhido e conferir se o nome e a foto aparecem na urna eletrônica.
Se tiver errado, o eleitor pode apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo.
Ao apertar o “confirma”, o eleitor computa o voto para o candidato escolhido nas Eleições 2020 e não será mais possível alterar.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitor pode encontrar um simulador de como votar.
E se apertar o “BRANCO”?
A tecla Branco na urna eletrônica serve como uma opção a mais para caso o eleitor não queria dar o voto aos candidatos que estão participando do pleito das Eleições 2020.
Ao teclar no ‘branco’, o eleitor deve também apertar a tecla ‘confirma’ para ouvir o som final da urna. Vale ressaltar que o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.
Eleitores brasileiros entre 18 e 60 anos das 57 cidades brasileiras que estão no segundo turno devem comparecer ao local de votação das 7h às 17h. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral delimitou horário preferencial aos idosos, principal grupo de risco da doença, das 7h às 10h.
Documentos obrigatórios
Para votar é obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como:
- CNH
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
- Carteira de identidade
- Carteira de trabalho
- Carteira nacional de habilitação
- Certificado de reservista
- Documento Nacional de Identidade (DNI)
- e-Título – título de eleitor digital – usado no 1° turno das Eleições 2020
- Passaporte