Eleições 2020: 2,6 milhões de eleitores de SP ainda não justificaram o voto
O eleitor tem o prazo de até 60 dias para justificar seu voto, pode ser feito online, presencial ou pelo aplicativo do e-título
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 2,6 milhões de eleitores da cidade de São Paulo não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições 2020 e ainda não justificaram o voto. A ausência no pleito exige a justificação em cada um dos turnos, com o prazo de até 60 dias para realizar ou poderá ser sancionado.
Para justificar existe algumas alternativas. São elas: preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, obtido gratuitamente nas unidades de atendimento do TSE; pela Internet, no site oficial do TSE; ou pelo aplicativo do e-Título, gratuito para celulares Android e IOS.
Veja também: eleitor que não justificar pagará multa!
Problemas para justificar pelo e-Título no dia do pleito
No último domingo (15) o e-Título apresentou instabilidades, principalmente para os eleitores que tentaram justificar o voto no mesmo dia das eleições 2020. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, o grande número de acessos sobrecarregou o sistema do aplicativo.
Caso ocorra o mesmo problema no segundo turno, dia 29 de novembro, os eleitores podem fazer a justificação manual no cartório eleitoral mais próximo, com a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pela internet, é só preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, clicando aqui.
Quem não votou no 1º turno, pode votar no 2º?
Para os eleitores que não votaram no primeiro dia, é possível votar no segundo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que os turnos são independentes, por isso, a falta no 1º turno não impede o voto no 2º. Entretanto, é preciso justificar a ausência, pois a participação no segundo dia de votação não anula o não comparecimento do eleitor às urnas no dia 15 de novembro.
O segundo turno das eleições acontecerá dia 29 de novembro, no mesmo horário do anterior, das 7h às 17h. Importante lembrar que o horário entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos, os demais eleitores podem comparecer neste período, mas com a devida consciência das medidas de proteção à saúde.
GUIA DO ELEITOR
Datas e horários das eleições 2020;
O que pode e não pode no dia da votação;
Como consultar seu título de eleitor pelo nome ou CPF;