Comitiva presidencial nos EUA: saiba quem integrou e pegou covid
Na última semana, pessoas ligadassestiveram na comitiva presidencial, e alguns testaram positivo para o coronavírus
A comitiva presidencial que acompanhou o líder brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), foi composta por pelo menos 13 pessoas importantes do governo. Além disso, três deles contraíram coronavírus durante a viagem aos Estados Unidos.
A visita se deu porque o presidente fez discurso na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, a missão aconteceu nesta semana, em Nova York. Você sabe quem integrou? Confira a lista:
Quem da comitiva presidencial pegou covid?
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na comitiva presidencial. Além disso, ele testou positivo para a covid-19. Queiroga foi flagrado por celulares, fazendo gestos obscenos à manifestantes contrários a Bolsonaro.
A primeira pessoa da comitiva que pegou coronavírus foi um diplomata, não identificado. Segundo o governo, foi ele quem preparou a viagem brasileira à ONU. Além disso, decidiram preservar sua identidade.
Por fim, até o momento, o deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PSL), também foi infectado. O filho de Bolsonaro postou em suas redes sociais a notícia e gerou muita repercussão.
Não sei onde o nobre deputado aprendeu que a vacina evita que você contraia a Covid ainda mais tendo tomado apenas a primeira dose. Em relação ao passaporte sanitário é simples: a minoria não tem que se curvar a maioria? Quem não tomou é minoria agora. E vamos lembrar que… pic.twitter.com/uu7dTdxhnh
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) September 24, 2021
Quem integrou a comitiva presidencial nos EUA?
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, integrou a comitiva. Assim, foi uma das 17 pessoas que estiveram presentes na comitiva presidencial.
Além disso, o ministro do Turismo, Gilson Machado, também marcou presença. Ademais, foi ele que publicou vídeo comendo pizza junto a Bolsonaro e outros integrantes.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, também foi. Inclusive, ele foi visto no mesmo registro. Veja quem mais foi:
- Carlos França, ministro das Relações Exteriores.
- Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública.
- Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente.
- Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
- Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional.
- Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência.
- Nestor Forster, embaixador do Brasil nos EUA.
- Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às ONU.
O que a comitiva presidencial foi fazer nos EUA?
Entretanto, somente os titulares do Turismo e do Meio Ambiente registraram compromissos. Assim, os dois tinham agendas ligadas a temas relacionadas às suas pastas.
No entanto, todos os outros demais disseram que não havia “compromissos oficiais” em suas agendas. Contudo, alguns replicaram a agenda do presidente. Além disso, o deputado Eduardo Bolsonaro, não divulgou seus compromissos.
Segundo levantamento do jornal O Globo, essa foi a segunda maior comitiva presidencial dos últimos 20 anos. Assim, ela só foi superada pela visita que o próprio Bolsonaro em 2019. Anteriormente, ele também havia feito discurso na ONU.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, também iria na comitiva. Entretanto, ele decidiu de última hora faltar a esse compromisso. Entenda:
Outros servidores que estiveram na comitiva presidencial
Outros nomes aparecem também em Diário Oficial da União. Assim, marcou presença a assessora especial do Ministério da Saúde, Cristina Vieira Machado Alexandre. Além disso, o assessor da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais, Carlos Henrique Angrisani Santana, também esteve.
- Também, foi o convidado especial Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch.
- Além disso, os intérpretes Paulo Angelo Liégio Matao, Claudia Chauvet e Rachel Alves Bezerra.
- O secretário de Operações Integradas; Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo.
- O assessor do Gabinete do Ministro; Igor Mendes Ferreira Paz.
- O chefe de Gabinete do Ministro; Antonio Ramirez Lorenzo.
- A chefe da Assessoria Especial Internacional; Georgia Renata Sanchez Diogo.
- O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; coronel Emerson Dêni da Silva.
- O secretário de Telecomunicações Interino do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira.
- O assessor do Ministro do Ministério das Comunicações, Cléverson da Silva Oliveira.
- A secretária-Executiva do Ministério das Comunicações, Maria Estella Dantas Antonichelli