Space X é uma startup “unicórnio” avaliada em 46 bilhões de dólares
A startup mostra-se cada vez mais em ascensão, porém ainda há certo ceticismo em relação ao seu valor.
A Space X é uma startup “unicórnio” avaliada em 46 bilhões de dólares. A empresa liderada por Elon Musk concluiu recentemente uma rodada de financiamento de 1,9 bilhão de dólares.
De acordo com os registros públicos e os dados da empresa de capital de risco Crunchbase, esse foi um dos maiores esforços de arrecadação de fundos feito por qualquer empresa privada.
A SpaceX agora ocupa o terceiro lugar em uma lista das chamadas startup “unicórnio”. Estão nessa lista startups de capital fechado com avaliações chegando a 1 bilhão de dólares.
As únicas duas startups com valor superior a SpaceX são as gigantes chinesas de tecnologia: a empresa de compartilhamento de viagens Didi Chuxing e a empresa-mãe da TikTok, ByteDance.
Space X é uma startup unicórnio avaliada em 46 bilhões
Avaliar empresas de capital fechado é uma questão de adivinhação, pois geralmente elas não são obrigadas a divulgar publicamente suas informações financeiras. Além disso, as empresas negociam novos investimentos a portas fechadas.
A SpaceX é um unicórnio que não disponibiliza seus dados financeiros ao público. Apesar disso, a Wall Street passou a ter um olhar cada vez mais cético em relação aos “unicórnios” que aumentam de valor enquanto são privadas.
Porém, mesmo com a avaliação surpreendente da SpaceX, alguns analistas e investidores de Wall Street argumentam que a empresa ainda está subvalorizada.
Os analistas do Morgan Stanley, por exemplo, escreveram em um relatório que a SpaceX poderia valer até 200 bilhões de dólares se seu projeto experimental de internet via satélite, Starlink, funcionar como planejado.
Segundo os analistas, a estimativa de baixo custo para o valor da SpaceX é de cerca de 50 bilhões.
Startup ainda ainda tem muito a provar
De acordo com Chad Anderson, um investidor da SpaceX e CEO da firma de investimentos Space Angels, a SpaceX ainda não está tendo lucro.
Isso ocorre porque a startup está gastando grandes somas de dinheiro. Por exemplo, investindo em novos ramos de seu negócio, como a Starlink e seus protótipos de foguete.
Em contrapartida, isso deixa algum espaço para debate quando se trata da questão de saber se a avaliação da SpaceX é muito alta.
A SpaceX tem muito a provar. Seu serviço de internet Starlink precisará ser acessível e confiável o suficiente para atrair uma base de clientes significativa.
Além disso, seu foguete precisará mostrar que pode lançar satélites e, talvez, comboios de pessoas a preços que tornem seu desenvolvimento um investimento valioso.
No entanto, a startup tem um padrão de provar que seus críticos estão errados.
Primeiramente, construindo o primeiro foguete comercial a alcançar a órbita. Depois, desenvolvendo tecnologia de foguete reutilizável e, mais recentemente, lançando com segurança dois astronautas da NASA ao espaço.
É por isso que, diz Anderson, não é aconselhável apostar contra a SpaceX.