Sony quer liberar apostas em Bitcoin no PlayStation

Empresa entrou com pedido de patente para jogos ou apostas em competições de e-sports que incluem a criptomoeda

A Sony, gigante japonesa e uma das maiores do mundo do ramo de eletrônicos, informou ter entrado com pedido de patente de uma plataforma que permitirá a usuários  apostar em e-sports usando o bitcoin no pagamento. A patente, segundo a empresa, foi solicitad em 2019, mas a Sony a tornou pública apenas agora. Ela inclui um algoritmo de máquina para calcular as chances de cada aposta com base nas habilidades dos jogadores ou no histórico dos jogos anteriores.

Além do videogame PlayStation, o processo diz que o sistema pode ser executado em outros dispositivos eletrônicos da Sony e inclui ainda outros sistemas, como consoles feitos pela Microsoft e Nintendo, sistemas de entretenimento baseados em realidade virtual e até mesmo computadores pessoais, o que sugere que a patente tem um amplo campo para ser implementada. 

Sony e apostas em Bitcoin

“As apostas podem ser pecuniárias, por exemplo, dinheiro ou Bitcoin, ou não pecuniárias, por exemplo, ativos de jogo, direitos digitais e moeda virtual”, diz o processo.

O sistema também permite que os usuários apostem na moeda ou ativos do jogo, ou mesmo NFTs (tokens não fungíveis), embora não seja possível ainda determinar como as apostas seriam pagas, até devido à dificuldade de determinar o valor de mercado real de um NFT ou ativo de jogo. 

A novidade pode ser uma importante fonte de receita para a Sony e outras organizações que hospedam competições de e-sports, cujo mercado está crescendo. Apesar dos aspectos positivos, a novidade da Sony também recebeu críticas que apontam um possível encorajamento de apostas na comunidade de jogos. Por outro lado, a Sony pode estar investindo em jogos mais adultos e disponibilizar esse tipo de atividade paralela deve vir ao encontro de novas tendências de jogos e apostas online. 

Recentemente, a Sony adquiriu o Evolution Championship Series, uma das maiores competições de e-sports, o que pode também indicar uma estratégia da empresa para testar o sistema em um ambiente onde ela possua controle, sendo proprietária de todos os elementos da cadeia. Em 2019, a edição do evento teve mais de nove mil participantes, com transmissão para milhares de telespectadores online pelo Twitch. 

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