Pesquisa indica que 80% dos bancos centrais querem usar moedas digitais
Levantamento da Bison Trails mostra que objetivo das moedas digitais para bancos é proteger a soberania monetária
A Bison Trails, startup de blockchain da Coinbase, divulgou pesquisa que aponta que 80% dos bancos centrais do mundo estudam o uso de Moedas Digitais de Banco Central (CBDC), enquanto 40% já realizam provas de conceito.
Os dados constam do relatório “Infraestrutura e desenho de moedas digitais do banco central”, elaborado com objetivo de mergulhar nos diferentes projetos e casos de uso que podem determinar o sucesso da implementação de CBDC, publicado na última quarta-feira, 19.
A pesquisa diz que o objetivo das moedas digitais dos bancos centrais é “proteger a soberania monetária”, e as classifica como um “novo meio de estimular a inovação tecnológica e promover a inclusão econômica nacional e global”.
A Bison Trails, por meio da pesquisa, também garante que as CBDCs proporcionam a oportunidade de atrair pessoas que não estão incluídas no sistema financeiro global, ao mesmo tempo em que atualizam a infraestrutura pública.
Os dados apontam que perto de dois bilhões de pessoas no mundo não possuem conta bancária. Apenas nos Estados Unidos, pelo menos 25% dos usuários contam com nível insuficiente de serviços bancários.
A moeda do Facebook
A Bison também cita o projeto Diem, antigo Libra, apoiado pelo Facebook e que gerou polêmica nas instituições reguladoras nos EUA. O relatório aponta que a iniciativa de empresas privadas no desenvolvimento de ativos digitais levou muitos bancos centrais a avançarem com seus próprios projetos de CBDC.
Outro fator que ampliou o interesse de bancos centrais pela CBDC diz respeito aos vários estudos realizados pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), mostrando preocupação com a forma que stablecoins como o Diem e criptomoedas podem afetar a soberania monetária dos países.
“Diem oferece um paradigma completamente novo em economia, uma associação diversa de negócios e partes interessadas de impacto social desenvolvendo moedas digitais em uma cadeia de código aberto licenciada construída sobre a tecnologia mais recente”, disse a Bison Trails sobre o projeto que anunciou recentemente uma parceria com o banco Silvergate Capital para a emissão de uma moeda estável atrelada ao dólar.