IPwe se junta à IBM para transformar patentes em NFTs
Parceria da plataforma com gigante da informática permitirá que propriedade intelectual seja tratada como ativos de negócios
A IPwe, plataforma para o ecossistema de Propriedade Intelectual mundial, anunciou nessa quinta-feira, 22, que firmou uma parceria com a gigante de informática IBM para representar patentes corporativas como NFTs (tokens não fungíveis). Tokenizar patentes, diz a IPwe as transformando em NFTs facilitará não apenas seu licenciamento, mas, também, a comercialização no mercado.
“A tokenização da propriedade intelectual (PI) ajudará a posicionar as patentes no mercado para serem mais facilmente vendidas, negociadas ou monetizadas de outra forma e trazer nova liquidez para esta classe de ativos para investidores e inovadores”, diz o anúncio.
A IPwe também avalia que a tokenização oferece maior transparência, tornando as transações mais simples e econômicas.
“A adoção antecipada de NFTs baseados em propriedade intelectual pode levar a uma transformação de como o IP é tratado por inventores e empresas”, afirma.
Patentes viram NFTs
O CEO da IPwe, Erich Spangenberg, explica que a plataforma foi projetada para transformar a classe e ativos de patentes, aumentando a transparência e promovendo o envolvimento, o que deve encorajar a inovação.
Esses NFTs serão armazenados e compartilhados na plataforma IPwe, hospedada na nuvem da IBM, e desenvolvida pela IBM Blockchain.
“O uso de NFTs para representar patentes ajudará a criar maneiras completamente novas de interagir com PI. Espera-se que isso beneficie não apenas grandes empresas com propriedade intelectual significativa, mas traga novas oportunidades para pequenas e médias empresas e até mesmo para proprietários de PI individuais. Acreditamos que isso dará início a novas ofertas por empresas de serviços financeiros e corporações para promover a evolução de uma nova classe de ativos de patentes”, disse Spangenberg.
Parceria começou há três anos
A IBM e a IPwe trabalharam juntas nos últimos três anos, aplicando o conhecimento da IBM em blockchain e inteligência artificial à plataforma IPwe para ajudar a proteger as informações de propriedade; gerar análises de patentes e portfólio; facilitar transações; relatórios e avanços da próxima geração inteligente de pool de patentes – um acordo entre vários detentores de patentes para licenciar conjuntamente sua propriedade intelectual.
“A IBM tem uma longa história de liderança em propriedade intelectual e na aplicação de IA e blockchain nos negócios. Nosso trabalho com a IPwe é outro exemplo de nossa colaboração com inovadores líderes para gerar resultados impulsionados por recursos de blockchain e ativos digitais que têm o potencial de transformar setores inteiros. À medida que as empresas procuram cada vez mais transformar a forma como trabalham com fluxos de trabalho inteligentes, a tecnologia blockchain é uma ferramenta crítica para aumentar a transparência e reduzir as barreiras”, disse Jason Kelley, gerente geral de Parcerias estratégicas globais da IBM Services.