Felipe Neto anuncia lançamento de loja para venda de NFT
Criada pelo youtuber, a Play9 abrirá com uma oferta de três artes digitais do artista Felipe Nego
A Play9, gestora de conteúdo de inteligência digital para marcas pessoais e de empresas e produtos, criada pelo youtuber e influenciador digital Felipe Neto e o empresário João Pedro Paes Leme, vai lançar uma loja de conteúdo em NFT (token não fungível), a 9Block. A novidade foi divulgada na Folha de S. Paulo, sem, no entanto, trazer muitos detalhes. O site da loja, até o momento, está apenas cadastrando e-mails e traz o anúncio de que o lançamento está previsto para a próxima quarta-feira, 9.
A loja abrirá com uma oferta de três artes digitais de Felipe Nego e, futuramente, vai disponibilizar NFTs de outros artistas. O projeto, que será baseado na plataforma de blockchain Hathor, é de Helbert Costa, sócio e Head de gestão estratégica na Play9, além de confundador e diretor de transformação digital e inovação na 21blocks.
A Hathor é uma blockchain brasileira, criada em 2019 a partir da tese de doutorado do CTO Marcelo Salhab Brogliato pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e construída com foco na escalabilidade, usabilidade e descentralização. “A rede usa seu design inovador para resolver gargalos significativos que impedem a ampla adoção da tecnologia blockchain, além de diminuir as barreiras para desenvolvedores por conta de uma estrutura fácil de programação”, descreve o site oficial.
Felipe Neto entra no NFT em momento de queda
A iniciativa da Play9 pode também estar um pouco atrasada em comparação ao mercado internacional de NFTs, embora a criação da loja utilizando a blockchain brasileira possa ser uma novidade que faça uma diferença no valor dos tokens. A questão é que a “febre dos NFTs”, que teve pico no início de maio, quando foram registrados US$ 102 milhões em um único dia, registrou queda recente que chega a 90%, segundo levantamento do site Protos, utilizando dados do NonFungible.com.
Um dos motivos da menor demanda seria o alto valor dos NFTs, que são, em sua maioria, comercializados utilizando o blockchain Ethereum, que conta com altas taxas. Iniciativas como a da OneOf, loja dedicada a artistas musicais que será lançada em breve utilizando o blockchain da Tezos, prometem tornar mais acessível os tokens, o que também poderá ser um diferencial da loja brasileira.