Ibovespa perde 1,3% em dia de tensão com CPI da covid-19
Depoimento do ex-ministro Mandetta se somou à avaliação ruim de analistas da preocupação do Itaú com inadimplência
O dia foi negativo para o Brasil com o Ibovespa fechando em queda de 1,3% nesta terça-feira, 4, perdendo os 119 mil pontos para fechar aos 117.712 pontos. Sem nenhum indicador econômico com impacto sobre o mercado, o índice refletiu principalmente a queda dos papeis do Itaú Unibanco. Apesar do lucro recorrente de R$ 6,398 bilhões, divulgado ontem e que veio 11% acima do consenso do mercado financeiro, analistas não se animaram com os números por causa dos “itens não recorrentes e preocupação com inadimplência”. As ações do banco despencaram quase 4%, puxando o Ibovespa para o negativo.
Pesou ainda sobre o Ibovespa o primeiro dia da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, com o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que até o fechamento do mercado ainda não tinha terminado. Nelson Teich, cujo depoimento estava marcado para as 14 horas, ainda aguarda para ser ouvido. Mandetta voltou a afirmar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu para o ex-ministro alterar a bula da cloroquina para se tornar um medicamento contra a covid, mesmo sem comprovação científica sobre a eficácia do remédio para o tratamento.
Ibovespa hoje, 4 de maio de 2021
Além do cenário doméstico, o movimento da bolsa brasileira segue o dia de quedas dos índices americanos. Nos EUA, investidores começam a vender ações para embolsar os ganhos da retomada econômica no País, onde a vacinação já está avançada. Com isso, índices Dow Jones e S&P 500 tiveram em abril seu segundo mês consecutivo de ganhos, subindo mais de 11% cada um e rendendo ganhos altos aos investidores. Com isso, os índices fecharam em queda.
Além disso, assim como na véspera, investidores continuam apreensivos com os rumos da pandemia na Índia. O país asiático registrou mais de 350 mil contaminações nas últimas 24 horas. Com isso, a Organização Mundial de Saúde alertou que um de cada três novos casos registrados no mundo vem da Índia. Já no Brasil, a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 2.375. E uma queda de 16% em comparação com o patamar de 14 dias antes.