Ibovespa se descola de indicadores mais fracos nos EUA e abre em alta
Investidor espera manutenção dos juros nos EUA, após total de vagas de emprego criadas em abrir decepcionar
Depois de um fechamento volátil no pregão de ontem, o Ibovespa abriu com alta nesta sexta-feira, 7, se descolando dos resultados ruins do Relatório de Emprego, nos Estados Unidos, divulgado hoje. Em abril, foram criadas 266 mil vagas, abaixo da expectativa de analistas e economistas, que esperavam 978 mil novas vagas no período.
Ainda seguindo esse número inferior ao aguardado, a taxa de desemprego nos EUA também decepcionou. Ficou em 6,1%, enquanto o mercado cravava um recuo de 5,8%. É um pequeno retrocesso com o que foi visto em março, quando o desemprego nos Estados Unidos caiu de 6,2% para 6%. Com isso, investidores esperam que, com o desempenho fraco, o Federal Reserve não mexa na política monetária.
Vale lembrar que, durante a semana, os Estados Unidos divulgaram outros indicadores que também mexeram com o ânimo do mercado. Na véspera, o governo divulgou um total de pedidos de seguro-desemprego de 498 mil pedidos na semana encerrada em 1º de maio, em mais uma queda.
Também no cenário internacional, investidores acompanham a tensão no Reino Unido, onde começam a sair as primeiras pesquisas sobre a eleição parlamentar na Escócia, com foco na independência do País do Reino Unido. O movimento ganhou força desde 2016, quando grande parte dos escoceses foi contra o Brexit – saída do Reino Unido do bloco da União Europeia.
O Ibovespa operava em alta de 0,53%, aos 120.556 pontos, às 10h11 (horário de Brasília). Na outra ponta, o dólar cai 0,66% a R$ 5,243.
Ibovespa hoje, 7 de maio de 2021
A semana termina sem depoimentos, nesta sexta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, mas o tema continua pressionando o mercado, muito em decorrência dos depoimentos já ouvidos na semana. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu aos depoimentos prestados por ex-ministros da Saúde sobre a condução do governo durante a pandemia e à insistente tentativa do governo de defender o uso de cloroquina no tratamento da covid.
“Canalha é quem critica a cloroquina e a ivermectina e não apresenta uma alternativa”, disse o presidente. Depois, Bolsonaro voltou a falar que pode não haver eleições em 2022 caso o voto impresso não seja aprovado. “Única republiqueta do mundo, acho que talvez a única, é a nossa que aceita essa porcaria de voto eletrônico”, afirmou.
Durante o dia o Ibovespa deve absorver o resultado das vendas do varejo, que recuaram 0,6% em março, ante fevereiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).