Birkenstock: como usar a sandália alemã que conquistou as passarelas
Conheça a história da marca de sapatos ortopédicos que ganhou espaço no universo fashion e voltou a ser tendência em 2020.
As sandálias Birkenstock podem ser consideradas um clássico caso de ‘ame ou odeie’. Há quem torça o nariz só de ouvir falar esse nome. Por outro lado, elas se tornaram queridinhas no mundo da moda, principalmente por quem curte um visual mais confortável.
O calçado, com seu estilo despojado e aparência esportiva, sai e entra na cena fashion com frequência. Em 2020, ele voltou com tudo. Afinal, este ano está consagrando a tendência do look pijama e a moda que preza pelo conforto.
A história da Birkenstock
A marca Birkenstock nasceu na Alemanha e produz calçados desde 1774. Mas a sandália que conhecemos hoje, chamada carinhosamente de Birken, teve origem em 1897 nas mãos do sapateiro-mestre Konrad Birkenstock.
Naquele ano, ele criou um modelo de palmilhas ortopédicas flexíveis com o intuito de levar ao mercado uma opção de calçado simples, mas confortável. Para o projeto, ele se concentrou principalmente no design da sola, que deveria envolver e apoiar completamente o pé.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a empresa Birkenstock produziu sapatos para os soldados alemães e, em 1932, inaugurou uma escola para treinar especialistas em calçados. Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o então dono da marca, Karl Birkenstock, lançou o livro “A ortopedia do pé – sistema Karl Birkenstock”, que se tornou um best-seller da área de ortopedia.
Com o passar do tempo, os sapatos Birken começaram a ganhar terreno em outros países. Atualmente, eles são reconhecidos ao redor do mundo não apenas pelas características ortopédicas, mas também como uma peça da indústria da moda.
Das ruas para as passarelas
Essas sandálias levaram muito tempo para conquistar espaço no mundo fashion. Isso porque, apesar de extremamente confortáveis, elas integram a categoria dos “calçados feios”, já que sua aparência foge dos padrões estéticos do mercado.
Foi somente em 1997 que a marca estreou nas passarelas em um desfile de Narciso Rodriguez e Paco Rabanne. De lá para cá, a Birkenstock vem estampando vitrines e se encaixando nos pés de famosas, como Katie Holmes e Jessica Alba, e anônimas, que trocam o salto por um visual mais prático e despojado.
Sem deixar de lado suas particularidades, a marca aprendeu a se adaptar às tendências. Como resultado, conseguiu atuar em parceria com grandes nomes como Valentino, Zimmerman e Altuzarra.
Como usar a Birkenstock – inspiração para os seus looks
Em geral, a Birkenstock combina bastante com um visual descontraído, mesmo quando a sandália tem um aspecto mais sofisticado seja com aplicações de glitter ou pedras. Desse modo, ela muito vai bem com jeans e camiseta.
Mas o calçado pode ainda conferir um toque inusitado a looks mais sóbrios ou quebrar um pouco o romantismo de peças delicadas. Assim, ele pode complementar terninhos e vestidos de tecido fluido, por exemplo.
A verdade é que os diferentes modelos da Birkenstock podem ser utilizados em inúmeras ocasiões e combinações. Então, confira abaixo algumas inspirações que podem te ajudar a adequar essa tendência ao seu estilo.
Com informações do blog da Pajaris.