Óleo de rícino: conheça os benefícios para a sobrancelha e cabelos
Com um preço acessível, o produto natural é eficaz para os cuidados com cabelos, cílios e sobrancelhas
<span”>O cabelo é parte essencial da vaidade feminina. E se você pensa que para cuidar das madeixas é necessário gastar muito dinheiro, trago uma boa notícia: não precisa. Isso porque, cada dia que passa, a eficácia de óleos e produtos naturais – que costumam ser acessíveis- é mais comprovada. Um deles é o óleo de rícino, eficaz para os cuidados com cabelos, cílios e sobrancelhas.
O que é o óleo de rícino?
<span”>Nativa da Ásia Meridional, a planta de nome científico Ricinus communis L. é muito conhecida no Brasil. Os nomes podem mudar, de mamoneira e rícino à palma-criste. Mundialmente, a sua cultura é destinada a extração do óleo da semente de mamona. Afinal, o óleo não se mistura com a ricina, componente tóxico da mamona, e por isso sua extração e uso é segura.
<span”>Comum no território brasileiro, cada semente da planta contém entre 40% e 50% do óleo, que possui grandes quantidades de vitamina E, ácidos graxos e sais minerais. Com efeito cicatrizante e hidratante, o óleo de rícino também mantém a pele protegida, além de amenizar acne, queimadura e até estrias.
<span”>Conhecido por ajudar em muitas patologias, entre elas, principalmente a prisão de ventre, o óleo de rícino passou a ser recomendado no tratamento de cabelos. Sobretudo por promover o crescimento saudável das madeixas, cílios e sobrancelhas.
Benefícios do óleo de rícino para o cabelo
<span”>Por ser rico em vitaminas e nutrientes é grande aliado dos cabelos. É que seus benefícios, ajudam no fortalecimento dos fios e estimulam o crescimento. Então, é perfeito para as mulheres que estão em busca de um cabelo longo, forte e nutrido. Entre os principais benefícios estão:
O óleo de rícino fortalece os fios
<span”>Indicado para fios quebradiços e com queda intensa, o óleo de rícino ajuda a formar uma película capilar capaz de proteger fio a fio, a fim de reduzir pontas duplas, evitar as quedas e deixar os cabelos protegidos contra as ações do tempo. Ou seja, impede que as madeixas fiquem com aparência elétrica e ressecada, dando brilho aos fios e um aspecto mais sedoso.
O óleo de rícino diminui a caspa
<span”>Só que sofre com essas descamações do couro cabeludo, sabe como são incômodas. Mas, com propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo, o óleo de rícino é indicado no combate às caspas, coceiras e outros problemas causado por esses fungos. No entanto, ele é apenas um aliado – por não ter o poder de cura. O indicado é ir ao dermatologista para junto com o óleo natural, fazer o tratamento adequado.
Ajuda no crescimento e dá brilho
<span”>Ao promover a saúde do couro cabeludo, ele promove a força e nutrição dos fios. Elementos esses que são fundamentais para acelerar o crescimento e aumentar a espessura dos cabelos. Adeptos do óleo de rícino afirmam que o produto potencializa o crescimento do cabelo em até cinco vezes.
<span”>É possível aplicar e estimular o crescimento capilar a partir de folículos adormecidos. Para isso, basta fazer uma umectação semanal com óleo de rícino, ou adicioná-lo à sua máscara capilar para obter maiores resultados com ela. E, por ser um óleo, repõe automaticamente a oleosidade natural dos cabelos, o que faz os fios se tornarem brilhantes, macios e bonitos. Uma baita nutrição.
Como usar no cabelo?
<span”>O óleo de rícino é usado na nutrição ou umectação do cabelo, ou seja, repõe vitaminas e minerais que estejam faltando nos fios. Esse procedimento é fundamental para cabelos ressecados e indisciplinados, porque tem o poder de remodelar as madeixas. A ideia é repor a gordura e a oleosidade. As donas dos cabelos crespos e cacheados, devem se atentar a essa dica, pois devido à curvatura dos cachos, o óleo da raiz não consegue chegar totalmente até as pontas dos fios e o óleo de rícino pode ser um bom aliado.
<span”>O tratamento com óleo de rícino, traz brilho aos cabelos, confere força, vitalidade, sela a hidratação no fio e acaba com as pontas duplas e ressecadas. No entanto, esse procedimento só pode ser feito por no máximo duas vezes na semana.
Óleo de rícino é versátil
<span”>Bom, já se pode perceber a versatilidade do produto natural. Mas, se pararmos para pensar que o cabelo é classificado como um pelo de crescimento contínuo somente localizado no couro cabeludo, acabaríamos por minimizar a importância de outros protetores do corpo, cuja a função é diminuir os impactos dos fatores ambientais: como a sobrancelha e o cílios. Então, o óleo de rícino é tão eficaz aos cabelos, quanto aos pelos.
Bom amigo da sobrancelha
<span”>As sobrancelhas são os destaques do rosto, principalmente porque mantêm a harmonia facial. Nos últimos anos, a sobrancelha grossa tem chamado atenção nos desfiles de moda. Essa tendência ganhou espaço e está cada vez mais forte. Para ajudar no processo de engrossá-las, o óleo de rícino é de muita importância.
<span”>É possível aplicá-lo sozinho ou em uma mistura – uma espécie de máscara como a aplicada nos cabelos. Para usar o óleo de rícino puro é simples! Com um cotonete, coloque o produto e deixe agir por 30 minutos. Lave com água morna e um sabonete neutro. Repita uma vez por semana até ver o resultado.
<span”>Agora, se quiser fazer a máscara, é necessário aprender a receita: coloque em um pote, uma colher de café de azeite de oliva extravirgem e a mesma medida de óleo de rícino. Leve a mistura ao microondas por dez segundos, espere esfriar um pouco e, ainda morno, aplique com um cotonete ou gaze nas sobrancelhas. Deixe agir por uma hora e depois retire com um removedor de maquiagem.
<span”>Assim, logo estará pronta para acompanhar a tendência!
Fundamental para se conseguir o cílios dos sonhos
<span”>Com cautela, para não atingir os olhos, é possível aplicar óleo de rícino e tentar criar o tão sonhado cílios de boneca. Para isso, utilizando uma escovinha fina para a aplicação de máscara de cílios, coloque uma pequena quantidade do produto.
<span”>Esse processo dá força especialmente aos fios que são diariamente agredidos pelo uso do rímel. Logo, o óleo de rícino se tornará para os cílios, o que o <span”>hidratante<span”> é para a pele e o condicionador para o cabelo: absolutamente essencial.
<span”>Com o passar dos dias, será possível perceber pelos mais flexíveis, brilhante, fortes e espessos. Contudo, para evitar qualquer problema com o produto natural, consulte um dermatologista para verificar a real necessidade de se aplicar o óleo de mamona nos cílios.
Cuidados com o óleo de rícino
<span”>Existe um ditado que diz: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. E com o óleo de rícino, não é diferente. Dependendo da concentração e do tempo de exposição ao produto, pode haver irritação na pele e no couro cabeludo. Além disso, é preciso evitar o contato com olhos e mucosas em exposição solar até quatro horas após a aplicação, para evitar manchas. Grávidas e lactantes não devem usar.
<span”>A mistura de diferentes tipos de óleos pode acabar tornando os fios muito finos e suscetíveis à quebra. Contudo, o óleo de rícino sozinho já é um bom tônico capilar. De qualquer forma, nunca dispense o auxílio médico para definir a forma mais adequada para você usar o produto.
<span”>Fonte: Fabiane Mulinari Brenner é dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).