Corte bordado: a técnica que promete acabar com as pontas duplas

A técnica é sucesso quando o assunto é acabar com as pontas duplas sem reduzir o comprimento. Ele pode ser feito tanto em cabelos lisos quanto cacheados e dura até 3 meses.

O corte bordado diminui as pontas duplas e o frizz do cabelo, sem reduzir o comprimento do fio. Além disso, outro ponto forte é que o procedimento vale tanto para as lisas quanto para as cacheados e crespas.

Contudo, os profissionais alertam que é preciso prestar atenção na periodicidade  do corte. A indicação é aplicar a técnica a cada três meses. Esse tempo precisa ser respeitado para que o cabelo não fique fraco e ralo.

Apesar de ser eficiente na remoção, o corte bordado por si só não trata as pontas duplas. Por isso, é preciso apostar na hidratação dos fios para recuperar a força do cabelo.

 

Tesoura ou máquina? Como é feito o corte bordado

 

Geralmente os o profissionais da beleza fazem o corte bordado tanto com tesoura quanto com máquina. No segundo caso, existe um aparelho específico para realizar o procedimento.

Em alguns casos, cabeleireiros utilizam uma vela para queimar as pontas duplas e aplicar o corte bordado. Porém, esse é um método menos comum e mais arriscado, uma vez que pode chamuscar mechas saudáveis. E por esse motivo, só é recomendado para profissionais de confiança.

Por fim, se a ideia for repetir o procedimento em casa, evite tesouras infantis ou de papel, já que somente a tesoura profissional traz a precisão necessária.  Além disso, é preciso fazer o corte bordado com as mechas secas.

 

Corte bordado de salão feito com máquina
Imagem: reprodução / ritz cabelo estética

Quanto custa

 

Em média, um bom cabeleireiro realiza o corte bordado em cerca de 30 minutos, dependendo do volume e comprimento do cabelo.

Já o preço costuma ser um pouco mais salgado do que o do corte comum. Isso porque o resultado tem durabilidade de até 3 meses e pode custar até R$ 150.

 

Antes e depois do corte bordado

 

Conforme explicamos anteriormente, o corte bordado não diminui o comprimento dos fios. Ele altera somente a questão do volume, ao reparar as pontas secas e duplas.

 

Antes e depois do corte bordado.
Imagem: reprodução / pinterest

 

Após o corte, vale adotar novos hábitos para deixar as suas pontas mais saudáveis, como por exemplo:

  • Lavar o cabelo com água fria;
  • Investir em cremes com proteção térmica;
  • Fazer um botox capilar;
  • Reduzir os procedimentos de alisamento químico;
  • Evitar o uso diário do secador e da chapinha;
  • Hidratar o cabelo periodicamente com máscaras capilares;
  • Começar um cronograma capilar.

Corte bordado no cabelo crespo

O corte bordado é também uma ótima solução para cabelos crespos e cacheados. Contudo, segundo os profissionais, é necessário alisar as madeixas antes do procedimento. Isso é feito para garantir precisão no corte. Caso contrário, os cachos podem se misturar com as partes quebradiças que serão retiradas.

Ainda vale lembrar que o efeito fica ainda melhor ao realizar o corte em um salão especializado em cabelos cacheados.

 

Confira o resultado do corte bordado em cacheadas e crespas:

Passo a passo do corte bordado para fazer em casa

 

Por fim, a primeira dica para fazer o procedimento em casa é investir em uma máquina específica para corte bordado ou, ainda, uma boa tesoura de cabelo profissional. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Em primeiro lugar, é preciso pentear bem para desembaraçar os fios secos.
  2. Na sequência, divida o cabelo ao meio e depois reparta as mechas em grupos menores.
  3. Deixe duas mechas livres na região da nuca e prenda o que sobrou no alto do cabelo.
  4. Torça uma das mechas e segure. Com isso, basta começar a cortar os fios quebradiços que ficaram com as pontas para fora.
  5. Para finalizar, é só pentear os fios e conferir o resultado.

Na sequência, a Youtuber Julia Doorman mostra o passo a passo do corte bordado caseiro. Ela ensina como fazer a técnica com uma tesoura de cabelo simples. Isso torna o procedimento mais simples e também mais acessível.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes