Corte bordado: a técnica que promete acabar com as pontas duplas
A técnica é sucesso quando o assunto é acabar com as pontas duplas sem reduzir o comprimento. Ele pode ser feito tanto em cabelos lisos quanto cacheados e dura até 3 meses.
O corte bordado diminui as pontas duplas e o frizz do cabelo, sem reduzir o comprimento do fio. Além disso, outro ponto forte é que o procedimento vale tanto para as lisas quanto para as cacheados e crespas.
Contudo, os profissionais alertam que é preciso prestar atenção na periodicidade do corte. A indicação é aplicar a técnica a cada três meses. Esse tempo precisa ser respeitado para que o cabelo não fique fraco e ralo.
Apesar de ser eficiente na remoção, o corte bordado por si só não trata as pontas duplas. Por isso, é preciso apostar na hidratação dos fios para recuperar a força do cabelo.
Tesoura ou máquina? Como é feito o corte bordado
Geralmente os o profissionais da beleza fazem o corte bordado tanto com tesoura quanto com máquina. No segundo caso, existe um aparelho específico para realizar o procedimento.
Em alguns casos, cabeleireiros utilizam uma vela para queimar as pontas duplas e aplicar o corte bordado. Porém, esse é um método menos comum e mais arriscado, uma vez que pode chamuscar mechas saudáveis. E por esse motivo, só é recomendado para profissionais de confiança.
Por fim, se a ideia for repetir o procedimento em casa, evite tesouras infantis ou de papel, já que somente a tesoura profissional traz a precisão necessária. Além disso, é preciso fazer o corte bordado com as mechas secas.
Quanto custa
Em média, um bom cabeleireiro realiza o corte bordado em cerca de 30 minutos, dependendo do volume e comprimento do cabelo.
Já o preço costuma ser um pouco mais salgado do que o do corte comum. Isso porque o resultado tem durabilidade de até 3 meses e pode custar até R$ 150.
Antes e depois do corte bordado
Conforme explicamos anteriormente, o corte bordado não diminui o comprimento dos fios. Ele altera somente a questão do volume, ao reparar as pontas secas e duplas.
Após o corte, vale adotar novos hábitos para deixar as suas pontas mais saudáveis, como por exemplo:
- Lavar o cabelo com água fria;
- Investir em cremes com proteção térmica;
- Fazer um botox capilar;
- Reduzir os procedimentos de alisamento químico;
- Evitar o uso diário do secador e da chapinha;
- Hidratar o cabelo periodicamente com máscaras capilares;
- Começar um cronograma capilar.
Corte bordado no cabelo crespo
O corte bordado é também uma ótima solução para cabelos crespos e cacheados. Contudo, segundo os profissionais, é necessário alisar as madeixas antes do procedimento. Isso é feito para garantir precisão no corte. Caso contrário, os cachos podem se misturar com as partes quebradiças que serão retiradas.
Ainda vale lembrar que o efeito fica ainda melhor ao realizar o corte em um salão especializado em cabelos cacheados.
Confira o resultado do corte bordado em cacheadas e crespas:
Passo a passo do corte bordado para fazer em casa
Por fim, a primeira dica para fazer o procedimento em casa é investir em uma máquina específica para corte bordado ou, ainda, uma boa tesoura de cabelo profissional. Veja o passo a passo a seguir:
- Em primeiro lugar, é preciso pentear bem para desembaraçar os fios secos.
- Na sequência, divida o cabelo ao meio e depois reparta as mechas em grupos menores.
- Deixe duas mechas livres na região da nuca e prenda o que sobrou no alto do cabelo.
- Torça uma das mechas e segure. Com isso, basta começar a cortar os fios quebradiços que ficaram com as pontas para fora.
- Para finalizar, é só pentear os fios e conferir o resultado.
Na sequência, a Youtuber Julia Doorman mostra o passo a passo do corte bordado caseiro. Ela ensina como fazer a técnica com uma tesoura de cabelo simples. Isso torna o procedimento mais simples e também mais acessível.