Veja dicas e truques geniais de como cuidar de cabelos cacheados e crespos

Os cabelos cacheados demonstram uma força tamanha, no entanto, é necessária uma rotina de cuidados frequentes para mantê-lo.

O cacheado e o crespo são lindos e trazem muita força e personalidade à quem os assume. No entanto, esse tipo de cabelo demanda ainda mais cuidado, e conseguir conciliar o zelo com os cachos e a rotina atarefada, pode ser difícil. Mas, o jornal DCI consultou especialistas e nós provamos que é possível manter os cabelos cacheados ainda mais incríveis – e damos algumas dicas!

Qual a diferença entre cabelos crespos e cacheados?

Os cabelos crespos são mais suscetíveis ao ressecamento, por isso deve-se ter muito cuidado com as químicas. Suas ondas são mais fechadas, pois isso a oleosidade natural da raiz não chega no comprimento do cabelo. Devemos ter mais atenção com a hidratação, nutrição e reconstrução desse fio. Quanto mais crespo for o cabelo, mais fino será – e dessa forma,  pode quebrar com maior facilidade.

Screenshot 4
Existe diferenças entre cabelo crespo e cacheado (foto: pinterest)

O cabelo cacheado pode variar – sendo ondeado desde a raiz, ou conforme o comprimento do fio pode ficar mais liso na raiz e cacheado nas pontas. Mesmo assim, é necessário ter o mesmo cuidado na hora de hidratar, pois esse cabelo por ser naturalmente cacheado,  acaba não recebendo a hidratação natural do couro cabeludo.

O cuidado com esses cabelos é semelhante  e a atenção com a hidratação deve ser redobrada. Seguir  o cronograma capilar por exemplo, é importante.

Quais os tipos de cachos?

Tipos de cachos
Tipos de cachos (foto: freepick)

Existem diferentes tipos de fios, e de acordo com os especialistas é importante  entender qual o seu tipo de cabelo, para assim fazer um tratamento adequado.

  • Cacho 3A: são mais abertos e hidratados. A definição é alcançada facilmente com um ativador de cachos e a quantidade de frizz é menor.
  • Cacho 3B: são bem fechados e têm muita facilidade de ficar com frizz.
  • Cacho 3C: nesse tipo eles já são bem ressecados e têm o fio mais grosso. O diâmetro costuma ser mais ou menos do tamanho de um lápis e eles ficam armados com facilidade.
Cabelo cacheado ruivo
Cabelo cacheado ruivo (foto: freepick)
  • Crespo 4A: de todos os tipos de crespo, esse é o que absorve a umidade com mais facilidade. Ele é bem mais fechado e sua circunferência é parecida com a de uma agulha de crochê. Esticada, a mecha fica no formato de “S”
  • Crespo 4B: ele é bem parecido com o 4A. Para perceber as diferenças, é preciso esticar os fios: eles são mais angulares e ficam no formato de um “Z”. Esse tipo também costuma ser mais ressecado do que o primeiro.
  • Crespo 4C: o último tipo de crespo é o mais ressecado de todos, e o fio costuma ser mais fino, por isso devemos ter mais cuidado na hora de pentear.
Cabelo crespo
O cabelo crespo merece cuidados especiais (foto: freepick)

Na dúvida, é sempre bom que a pessoa procure um profissional da área para que ele ajude a definir qual o tipo de cabelo, e assim, após identificado a mulher poderá ter os cuidados adequados – o que propiciará cachos definidos.

Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados?

  • Para que seus cachos se mantenham lindos e livre de imperfeições durante muito tempo, vale a pena seguir duas regras básicas.
  • Use shampoo e condicionador específico para o tipo de cabelo – daí a importância de conhecer os seus fios;
  • Além disso, aumente o intervalo entre as lavagens;
  • Os produtos de limpeza a seco podem ajudar nestes cuidados;
  • Hidrate semanalmente;
  • Fazer umectação para o couro cabeludo e extensão do cabelo;
  • Se possível, corte as pontas a cada dois meses;
  • Proteja seus fios do sol e use protetor térmico antes do secador são dicas essenciais para manter as madeixas impecáveis.
  • Por fim,  ingerir água e manter uma alimentação saudável faz muita diferença para qualquer tipo de cabelo.

Saiba como cuidar do cabelo

Existem formas de cuidar do cabelo (Foto: Unsplash)

O que não fazer com cabelos cacheados?

Após a lavagem, não esfregue a toalha no cabelo para que os fios não quebrem, pois são finos e delicados. Experimente secar o cabelo suavemente com uma toalha de microfibra ou use um difusor. Mas, atenção, desembarace os fios apenas quando ainda estiverem molhados e para isso, o pente de madeira é ideal para evitar os fios arrepiados.

Qual o cronograma capilar mais adequado para um cacheado natural?

Screenshot 3
Cronograma capilar é importante (foto: freepick)

Se o formato em espiral dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo pelo comprimento do fio e pontas, o ressecamento é inevitável. Para resolver esse problema, o cronograma capilar é a opção mais adequada.

Ou seja, é necessário manter uma rotina de hidratação, que é responsável por repor a umidade e os nutrientes dos fios. Isso porque, todos os dias a fibra capilar perde um pouco de vitaminas, água e nutrientes, tornando a madeixa frágil.  Outra etapa desse processo, é a nutrição, ou seja,  reposição de massa, lipídios e nutrientes.

E por fim, a reconstrução é muito importante. Sendo que, a mais utilizada é a reposição de queratina, que geralmente é perdida em processos químicos.  O cronograma capilar oficial é composto por seis hidratações, quatro nutrições e duas reconstruções dentro de um mês. No entanto, é importante analisar os resultados e entender qual o procedimento é o mais adequado ao seu cabelo.

Sempre lembrando que os cabelos crespos ou cacheados devem ter os cuidados constantes com shampoo, condicionadores e cremes para modelar os cachos.

Dicas de produtos para cabelos cacheados 

 

Truques para aumentar o volume dos cabelos

Uma dica para aumentar o volume dos cabelos cacheados, é se atentar ao momento de espalhar o creme ou óleo finalizador em toda a extensão do cabelo, para que ele não fique pesado. Podendo também secar com o difusor, o qual dará um volume extra para esses tipos de cabelo.

Mulher com volume no cabelo
É possível aumentar o volume do cabelo (foto: freepick)

Encolhimento do cacho?

Outro truque para agilizar o crescimento é realizar a umectação com óleo, a qual você irá estimular a raiz, massageando o couro cabeludo para ativar a circulação. Isso ajuda os fios a crescerem mais rápido e hidratados.

Mas não se engane ao pensar que os cabelos cacheados crescem menos, porque eles aumentam de tamanho da mesma forma que os cabelos lisos, porém quase não notamos esse avanço, pois o espiral dos fios deixa o crescimento menos visível.

O que fazer para deixar o cabelo cacheado?

Bantu cabelo
Bantu é uma forma de deixar o cabelo naturalmente cacheado (foto: pinterest)

Os bantu knots são herança das tribos zulus da África e eram usados pelas mulheres negras desde o século passado com o intuito de definir os cachos e proteger os cabelos. Na década de 90, o penteado virou referência na moda urbana e celebridades, e vem a cada dia mais ganhando seu espaço. Principalmente porque, além das cacheadas poderem usar os coques com estilo, ao soltá-los os cachos ficam ainda mais definidos. E o melhor? Sem danificar o cabelo!

Assista o vídeo e aprenda o passo a passo:

Fonte: Karla Alessandra Bomfim Sales é cabeleireira e educadora de beleza do SENAC EAD.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes