Análise de coloração pessoal: descubra os tons certos para você

Use o poder da colorimetria para conhecer a paleta de cores que mais combina com seu tom de pele.

Quer aprender a escolher os tons de roupa, maquiagem e até esmalte que mais combinam com você? Então aposte na análise de coloração pessoal.

Esse estudo, conhecido também como colorimetria, avalia qual é a paleta de cores que funciona a seu favor. Para isso, leva em consideração os tons de sua pele, olhos e cabelos. Como resultado, você pode montar um guarda-roupa que realça a sua beleza natural e ainda facilita a sua rotina.

 

O que é e quais as vantagens da análise de coloração pessoal

 

Talvez você já tenha vivido a cena de vestir uma roupa e sentir que a cor, simplesmente, não lhe cai bem. Essa sensação pode ter sido inconsciente, mas tem fundamento. Nossa pele é composta por três substâncias diferentes, a melanina, o caroteno e a hemoglobina. Juntas, formam o subtom da pele, aspecto importante na colorimetria porque reflete a luz das roupas que usamos de formas variadas, criando impactos diferentes, principalmente no rosto.

Ao descobrir todos os tons que constituem sua pele – e também as cores de seus olhos e cabelos – é possível então montar uma cartela de cores sob medida para você.

A análise de coloração pessoal tem muitas vantagens. Ela é capaz, por exemplo, de equilibrar o visual, dar mais brilho à pele, definir melhor o contorno do rosto, disfarçar manchas e imperfeições, amenizar as olheiras e deixar a aparência mais saudável e jovial.

Por outro lado, ao usar cores fora da sua paleta, você percebe efeitos como desarmonia no look, a pele ganha um aspecto cansado e rugas e linhas finas ficam mais aparentes.

 

Como funciona a colorimetria

Análise de coloração pessoal
Foto: reprodução

Para um estudo mais completo, você pode contar com a ajudar de um profissional no assunto, como um consultor de moda ou de imagem. Mas também é possível seguir algumas dicas e começar a aplicar no dia a dia de forma simples e rápida.

Em primeiro lugar, você precisa conhecer o conceito da paleta de cores sazonais. Ela divide as cores em 4 partes básicas, que se referem às estações do ano: verão e inverno (cores frias, em tons azulados) e primavera e outono (cores quentes, em tons amarelados).

O verão representa as cores mais suaves e delicadas. O inverno revela cores mais intensas e fechadas. A primavera traz os tons mais alegres e iluminados. Por último, o outono tem uma paleta quente e terrosa.

 

Como descobrir a temperatura da sua pele

 

Para encontrar o tom da sua pele, fique em frente a um espelho em um local com iluminação natural. Lembre-se de retirar qualquer maquiagem do rosto.

A partir daí, tente aproximar da pele, na altura do pescoço, tecidos de diferentes cores e veja a magia da colorimetria acontecer. Perceba, por exemplo, se você fica melhor com cores douradas (pele quente) ou prateadas (pele fria).

Outro indicativo da temperatura da pele é sua reação à exposição ao sol. Se você fica bronzeada, sua pele é quente. Já se tem tendência a ficar mais avermelhada, então sua pele é fria.

Além disso, as peles quentes constumam ter tons amarelados e apresentar veias esverdeadas. As peles frias têm tons mais rosados ou avermelhados e as veias são azuladas.

Na análise de coloração pessoal, a pele pode ainda ser considerada neutra. Isso acontece quando é mais difícil identificar a presença do quente ou do frio e essas temperaturas não apresentam grande diferença no tom de pele.

Você também pode avaliar a cor de seus olhos e cabelos. Para ajudar nessa tarefa, confira a imagem abaixo.

Análise de coloração pessoal
Foto: blog da pajaris

Como definir sua paleta de cores

 

Depois que você identificar a temperatura da sua pele, é hora de pensar na sua paleta de cores. Para tanto, a coloração pessoal utiliza uma ferramenta simples, o círculo cromático.

De modo geral, as cores quentes englobam tons de vermelho, laranja, amarelo e marrom. Enquanto isso, violeta, azul e verdes mais claros são considerados cores frias.

Você também pode usar o círculo cromático para combinar os tons: enquanto as cores análogas ficam lado a lado da cor escolhida, as complementares estão no sentido oposto.

Análise de coloração pessoal
Foto: blog camila andrade

Antes de mais nada, a colorimetria é uma ferramenta de autoconhecimento. Com ela, você pode valorizar toda a sua beleza natural e complementar seu estilo pessoal. Na hora das compras, consegue fazer escolhas com mais segurança, aumentando sua autoestima e abrindo espaço para o consumo consciente.

Com informações do blog da Pajaris.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes