IPTU 2021 SP: veja quando vencem as primeiras parcelas
O imposto não terá reajuste na capital paulista. Confira o calendário de entrega das notificações aos contribuintes além da data de vencimento da primeira parcela ou total à vista
O pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de São Paulo, governada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), começa apenas em fevereiro de 2021. No entanto, a Prefeitura de SP vai começar a enviar os carnês no próximo dia 15 de janeiro. A tabela com datas de vencimentos foi divulgada nesta quarta-feira (06/01), com o calendário completo de entrega de notificações, data da primeira parcela ou total à vista e demais informações.
IPTU 2021 SP: não houve reajuste nas parcelas
Embora os valores não ainda não tenham sido confirmados, segundo o vereador Atílio Francisco (Republicanos), relator do projeto de lei do Orçamento de 2021, a prefeitura decidiu não reajustar os valores do IPTU. A decisão foi confirmada em dezembro de 2020. Segundo o vereador, a Secretaria Municipal da Fazenda analisou a arrecadação do imposto ao longo de 2020 e verificou que não haveria necessidade de aumentar o imposto.
Não houve a aplicação do índice de inflação de 2020 na correção da base de cálculo das parcelas do IPTU de SP em 2021. No entanto, a prefeitura informa que não significa que todos os imóveis do município receberão o mesmo valor de imposto em 2021, na comparação com 2020.
Segundo a prefeitura, a postagem nos correios das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 12 de fevereiro. Os contribuintes que não receberem a notificação até a data limite poderão emitir a 2ª via da notificação pela internet ou comunicar o problema em qualquer uma das Subprefeituras. O contribuinte que não pagar as parcelas pode ser inscrito no Cadin (Cadastro Informativo Municipal), onde consta o nome dos devedores de impostos.