Estratégias de investimento de Warren Buffet para você conhecer
O megainvestidor enxerga crises e flutuações como oportunidades e foca em bons negócios
Entender as estratégias de investimento de Warren Buffet pode ajudar muito os investidores em todos os tempos. Separamos algumas delas para você refletir e aplicar no dia a dia.
Quais as estratégias de investimento de Warren Buffet? O “oráculo de Omaha” é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos e deixa muitas lições para os investidores. Mostramos as principais a seguir para inspirar você!
Conheça as principais estratégias de investimento de Warren Buffet
Na sequência, você confere 9 dicas e estratégias incríveis que o maior investidor do mundo utiliza para construir o portfólio da Berkshire Hathaway:
1. Investir em bons negócios
Para começar, Warren Buffet investe em negócios que considera bons. Ou seja, são empresas que demonstram bons fundamentos, têm gestão competente e ética, baixo endividamento e boa rentabilidade sobre o patrimônio.
2.Investir em empresas que estão desvalorizadas e pensar no longo prazo
Outra das estratégias de investimento de Warren Buffet é buscar ações de empresas desvalorizadas para investir. A ideia é que quando se investe em ações de empresas que nitidamente estão valendo menos do que deveriam, no longo prazo isso deve se ajustar.
Basta escolher boas empresas cujas ações estão com preço baixo.
3. Ver flutuações e crises como oportunidades também faz parte das estratégias de investimento de Warren Buffet
Em terceiro lugar, uma das grandes estratégias de investimento de Warren Buffet é olhar para momentos de crise e flutuações do mercado como algo positivo.
Nas crises se formam grandes oportunidades de comprar ações de boas empresas a preços baixos, assim como as flutuações.
4. Evitar cometer erros
É claro que ninguém quer errar ao investir o dinheiro, mas isso pode acontecer se os investimentos forem feitos de maneira precipitada e de forma muito arriscada. Estudar a empresa, o mercado e também os próprios erros cometidos é uma forma de aprender.
5. Evitar o endividamento está entre as estratégias de investimento de Warren Buffet
Dívidas podem arruinar tanto orçamentos diários quanto investimentos. Warren Buffet não considera a alavancagem uma opção favorável, já que traz muitos riscos embutidos. O megainvestidor prefere apostar no poder do tempo e na paciência para conseguir melhores lucros.
6. Diversificar, mas nem tanto
Uma das máximas do mercado de investimentos é nunca colocar todos os ovos na mesma cesta, ou seja, diversificar. Entretanto, para Warren Buffet, isso deve ser feito com parcimônia.
Para ele o melhor é escolher boas empresas e dividir seus investimentos entre elas, assim também fica mais fácil acompanhar inclusive.
As estratégias de investimento de Warren Buffet para mulheres
Quando se fala em estratégias de investimento de Warren Buffet é impossível não citar o livro “Warren Buffet investe como as mulheres”, publicado em 2012.
Na obra, que teve a autorização do investidor para publicação, a autora Louann Lofton faz um paralelo entre o temperamento das mulheres e de Buffet. Para isso, foram pesquisadas 35 mil investidoras e investidores americanos durante 6 anos. Vejamos três pontos principais:
– Dedicar tempo para estudar os investimentos
No livro, a autora explica que as mulheres costumam dedicar mais tempo ao estudo dos investimentos e buscar pontos de vista que desafiem suas concepções. Dentre as estratégias de investimento de Warren Buffet está avaliar os riscos das empresas, setores e mercados. Ele acredita que quanto mais se estuda e conhece todos os lados de um investimento, melhores são as decisões a serem tomadas.
– Manter o autocontrole e não ceder à pressão
Enquanto boa parte dos homens costuma ser mais suscetível ao comportamento manada e pressão do grupo, mulheres costumam ter mais autocontrole, ao menos segundo o livro. Para Buffet, esta parte é essencial no mundo dos investimentos.
– Simplicidade no lugar de métodos mirabolantes
Finalmente, outra das estratégias de Warren Buffet que merece ser citada é o uso da simplicidade no lugar de alternativas mirabolantes ou milagrosas. “Tradar”, por exemplo, seria uma ação mais masculina e contém riscos dos quais o megainvestidor nunca foi entusiasta.