Vôlei sentado do Brasil garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Modalidade masculino e feminino está garantida nas Paralimpíadas de Paris

O time masculino e feminino de vôlei sentado do Brasil está com a vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris, com a abertura marcada para 28 de agosto de 2024, na França. O país ainda não tem medalhas de ouro, mas soma dois bronzes com o elenco feminino em 2016, no Rio de Janeiro, e em 2020, em Tóquio.

O elenco feminino conquistou a vaga depois de ganhar o Mundial em novembro do ano passado, enquanto o masculino foi campeão parapan-americano em maio este ano.

Em novembro de 2022, em Saravejo, na Bósnia, a Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado consagrou-se campeã mundial pela primeira vez na história. Na final, o elenco bateu o Canadá por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 18/25, 25/21, 17/25 e 15/06, garantindo também a vaga para Paris.

O time masculino, por outro lado, derrotou os Estados Unidos e ficou com o título parapan-americano em maio de 2023, no Canadá, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/19 e 25/19.

O Brasil tem duas medalhas de bronze no vôlei sentado, ambos feminina, no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2021. A Seleção Brasileira estreou na modalidade em Pequim, em 2008, com o time masculino, que terminou em sexto lugar na ocasião. O elenco feminino estreou em 2012, em Londres, em quinto lugar.

Como funciona o jogo de vôlei sentado?

O vôlei sentado é disputado por homens e mulheres que possuem alguma deficiência física relacionada à locomoção. O time tem seis jogadores, assim como a modalidade olímpica, onde a rede de 1,15 m no masculino e 1,05m no feminino divide os dois elencos para cada lado na quadra, com medidas de 10m de comprimento por 6m de largura.

O sistema de disputa é o mesmo do olímpico, onde quem fechar três sets primeiro vence a partida indo até 25 pontos, com exceção do tie-break, que segue até 15 pontos mantendo a diferença dos dois pontos com o rival. É possível realizar substituições de jogadores e jogadoras durante a partida.

A única diferença é que no vôlei sentado é permitido bloqueio de saque, mas os atletas devem manter contato com o solo, exceto quando estiverem em deslocamentos. Além disso, existem classes que dividem os times de acordo com o impacto na modalidade ocasionado pela sua deficiência, o VS1 deficiência severa e VS2 deficiência leve.

Na primeira, VS1, os jogadores com deferência mais severas, por exemplo, amputados de perna, enquanto a segunda reúne os atletas com deficiências, como amputação do pé ou bilateral do polegar.

Quando vai ser o Jogos Paralímpicos de Paris?

A abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris vai ser em 28 de agosto de 2024, quarta-feira, na Champs-Élysées, região da capital francesa, onde o desfile dos atletas segue até a Praça da Concórdia em Paris. Vão ser 12 dias de confrontos entre as 22 modalidades englobando seleções de todo o planeta.

Os Jogos Paralímpicos terminarão em 8 de setembro, domingo, com horário a ser definido na Champs-Élysées, assim como a abertura do evento. A Seleção Brasileira estará presente na cerimônia e os canais Globo, Sportv e a plataforma de streaming transmitirão ao vivo.

Além do vôlei sentado, as modalidades goalball masculino, ciclismo, tiro com arco, natação, atletismo, canoagem e futebol de cegos também estão com vagas garantidas na competição.

 

Leia também:

Quando é a estreia do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes