Suzano x Guarulhos: tabela final do Paulista de vôlei masculino 2023

Equipes disputam o título estadual da temporada em série de três jogos

Adversários na final do Campeonato Paulista de vôlei masculino pela primeira vez, a tabela completa de jogos entre Suzano e Vedacit Guarulhos está definida. De um lado o maior campeão com 10 ouros e, do outro, a equipe que busca o primeiro título estadual depois de bater na trave.

Tabela de jogos da final do Paulista de vôlei masculino

Dono da melhor campanha, o Guarulhos avançou direto para a semifinal onde bateu o Farma Conde São José em três sets consecutivos nos dois jogos. O time, criado em 2019 e vencedor da Superliga B no ano seguinte, chega como favorito para buscar o seu primeiro título.

O Suzano, vice-líder da tabela, derrotou o Santo André nas quartas e o Sesi SP na semifinal. Maior campeão da história com 10 títulos e 13 participações nas finais, o elenco está de volta ao confronto mais importante da temporada depois de 15 anos, quando venceu em 2008.

Guarulhos e Suzano vão jogar a final do Campeonato Paulista de vôlei masculino em série de três jogos. Quem fechar duas partidas primeiro é o campeão paulista, mas em caso de empate o terceiro jogo será realizado entre os dois clubes.

Confira a tabela dos jogos da final do Paulista, de acordo com o calendário da Federação Paulista de Voleibol.

 

PRIMEIRO JOGO DA FINAL PAULISTA DE VÔLEI MASCULINO
Guarulhos 3 x 1 Suzano (25/22, 25/18, 31/33, 28/26)
Data: terça-feira, 17/10
Horário: 21h30
Local: Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos
Onde assistir: Sportv 2


SEGUNDO JOGO DA FINAL PAULISTA DE VÔLEI MASCULINO
Suzano x Guarulhos
Data: sexta-feira, 20/10
Horário: 18h30
Local: Arena Suzano, em Suzano
Onde assistir: Sportv 2


TERCEIRO JOGO DA FINAL PAULISTA DE VÔLEI MASCULINO
Guarulhos x Suzano
Data: segunda-feira, 23/10
Horário: 21h
Local: Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos

História do Campeonato Paulista de vôlei masculino

Sob a premissa de promover o voleibol por todo o estado de São Paulo, a Federação Paulista de Voleibol criou a primeira edição do Campeonato Paulista de vôlei masculino em 1955, também com a participação de clubes de outros estados. A Federação, que tem como membros associações de cidades do estado, criou um dos principais campeonatos do país no vôlei masculino.

Em 1955, o já extinto CA Adamus venceu o Paulistano na primeira final da história do torneio. Só a partir de 2009, segundo informações da FPV, é que o Campeonato Paulista passou a ser disputado apenas com equipes do estado de São Paulo. Durante os anos, diferentes times já venceram a competição e sequer existem mais, enquanto outros mudaram de nome.

Hoje, o Campeonato Paulista é celebrado todos os anos no começo da temporada, antes do início da Superliga, com seis equipes das mais diferentes regiões do país na Divisão Especial. Ao lado do Mineiro, é o principal estadual da modalidade.

Quando o Suzano conquistou o último título no Paulista de vôlei?

Ainda sob o nome EC União Suzano/Ulbra, o último título do clube no Campeonato Paulista de vôlei masculino foi conquistado em 2008. Na semifinal, o elenco fechou o playoff na série melhor de três contra o Vôlei Futuro por 3 sets a 2, no Ginásio Municipal Paulo Portela, em Suzano. No primeiro, o Suzano ganhou pelo mesmo placar.

Do outro lado da chave, o Suzano aguardou o resultado entre Santander/São Bernardo e o Pinheiros/Vivo, com vitória do Pinheiros. Na decisão, o time de Suzano levou a melhor em cima do Pinheiros, mas o placar de cada um dos embates não está disponível na página da Federação Paulista de Voleibol.

Mesmo sob a hegemonia na lista de maiores campeões, o Suzano não participa de uma final há 15 anos. Porém, o clube levantou a taça das edições de 1992/93, 1993/94 e 1996/97 na Superliga, o principal campeonato de vôlei no país.

Segundo informações da Federação Paulista de Voleibol, o Suzano ficou 13 anos longe de torneios oficiais, retornando em 2001 quando venceu a Superliga C e, no ano seguinte, a Superliga B.

Quando foi a última final do Paulista que o Guarulhos jogou?

 

Tabela dos jogos da final do paulista de vôlei masculino 2023
Elenco do guarulhos em 2021 – foto: reprodução/youtube/sportv

Novato no Campeonato Paulista de vôlei masculino, o Vedacit Guarulhos disputou pela última vez a final no ano passado, em 2021, contra o Vôlei Renata. O elenco fez uma boa campanha dentro de quadra, mas acabou perdendo para o experiente adversário de Campinas.

Na fase classificatória, o Guarulhos venceu cinco partidas e perdeu duas, com 15 pontos na classificação. Já na semifinal derrotou o Farma Conde no primeiro jogo por 3 sets a 1, e na volta por 3 sets a 2, sem qualquer chances de golden set entre os dois.

Na final, entre Vôlei Renata e Guarulhos, foi o Guarulhos venceu a primeira partida por 3 sets a 2, enquanto na volta o elenco de Campinas empatou em 3 sets a 0, com triunfo no Golden Set por 25 a 17, o critério de desempate utilizado pela Federação Paulista de Voleibol.

Criado em 2019, o clube de Guarulhos venceu a Superliga B em 2020, terminou em quarto lugar no Paulista naquele mesmo ano e ocupou a nona posição na primeira divisão da Superliga. Em 2021, perdeu a final para o elenco de Campinas e, em 2022, fez uma boa campanha mas acabou eliminado muito cedo.

Leia também:

Saiba quem é o técnico do SESI SP de Bauru no vôlei masculino em 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes