Pré-Olímpico: Brasil vôlei masculino é eliminado se perder para a Ucrânia?
Time do Brasil precisa se recuperar após a derrota para a Alemanha na terceira rodada
Com o Maracanãzinho lotado, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Ucrânia na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, pela quarta rodada do Pré-Olímpico de vôlei masculino, às 20h30 (de Brasília). Após a derrota para os alemães, o elenco brasileiro é eliminado se perder para os ucranianos?
Saiba onde assistir o jogo do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino hoje
Brasil de vôlei masculino no Pré-Olímpico 2023
Se o Brasil perder para a Ucrânia hoje não está eliminada porque o Pré-Olímpico de vôlei masculino é um torneio de pontos corridos, isto é, nenhuma equipe pode ser desclassificada durante o seu percurso até a última rodada. No entanto, a derrota torna o caminho da Seleção Brasileira até as Olimpíadas mais complicada.
Com duas vitórias contra Catar e República Tcheca e uma derrota para a Alemanha, o Brasil ocupa a quarta posição do grupo com cinco pontos. Perdeu um ponto contra os tchecos, e por isso vê Itália, Alemanha e Cuba à sua frente na classificação.
Para se classificar, o Brasil precisa vencer os próximos quatro jogos – contra Ucrânia, Irã, Cuba e Itália – e torcer por tropeços de Itália, Alemanha e Cuba. Nesta quarta-feira, os brasileiros precisam torcer por uma vitória dos alemães em cima dos italianos para que, na última rodada, Brasil e Itália façam o confronto direto pela vaga.
A seguir, os jogos da quarta rodada do Pré-Olímpico de vôlei masculino.
QUARTA RODADA DO PRÉ-OLÍMPICO DE VÔLEI MASCULINO:
Irã 1 x 3 República Tcheca
Quarta-feira, 04/10 às 10h – Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
Itália x Alemanha
Quarta-feira, 04/10 às 13h30 – Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
Cuba x Catar
Quarta-feira, 04/10 às 17h – Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
Brasil x Ucrânia
Quarta-feira, 04/10 às 20h30 – Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
Darlan do vôlei é casado? O que sabemos sobre o atleta
E se o Brasil não conseguir a vaga no Pré-Olímpico?
Se a equipe de vôlei do Brasil não conquistar a vaga no Pré-Olímpico, terá que garantir a sua classificação através do ranking mundial da FIVB, a Federação Internacional de Voleibol. Assim que as seis vagas do qualificatório estiverem definidas, as últimas cinco serão determinadas pelo ranking.
O ranking beneficia as seleções de continentes que ainda não se classificaram. Para os brasileiros, o melhor é torcer para que a Argentina se classifique através do Pré-Olímpico, em terceiro lugar no grupo C, na China. Daí, o Brasil avança direto para as Olimpíadas já que os argentinos já estarão classificados.
Porém, se os argentinos não avançarem para os Jogos Olímpicos através do qualificatório, vão protagonizar a briga direta pela vaga no ranking mundial.
O Brasil está em 5º lugar com 327.48, enquanto a Argentina ocupa a 6ª posição com 311.49. A lista só será fechada para determinar as cinco vagas após a realização Liga das Nações de junho e julho de 2024, com ambas as seleções da América do Sul na disputa.
Confira como está o ranking até aqui.
1) Polônia – 419.36 pontos
2) Estados Unidos – 382.07 pontos
3) Itália – 369.76 pontos
4) Japão – 329.11 pontos
5) Brasil – 327.48 pontos
6) Argentina – 311.49 pontos
7) Eslovênia – 310.97 pontos
8) França – 306.80 pontos
9) Sérvia – 269.41 pontos
10) Canadá – 221.05 pontos
Próximos jogos do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino
O Brasil já disputou três partidas no grupo A, com sede no Rio de Janeiro, por isso só faltam quatro compromissos para fechar a sua participação no qualificatório.
O objetivo é somar o máximo de pontos necessários para ocupar a primeira ou segunda posição da tabela. Caso contrário, terá que tentar a sorte no ranking.
Quarta-feira, 04.10 – Brasil x Ucrânia, às 20h30
Onde assistir: Sportv 2 e VB TV
Sexta-feira, 06.10 – Brasil x Cuba às 10h
Onde assistir: Sportv 2 e VB TV
Sábado, 07.10 – Brasil x Irã às 10h
Onde assistir: Sportv 2 e VB TV
Domingo, 08.10 – Brasil x Itália às 10h
Onde assistir: Globo, Sportv 2 e VB TV
Leia também:
Tabela do Pré-Olímpico de vôlei masculino: classificação na 4ª rodada