Classificação do Brasil vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos 2023

Competição chega a terceira e última rodada nesta segunda-feira, 23 de outubro

Em duas rodadas já disputadas, a Seleção Brasileira de vôlei feminino assegurou a sua vaga com antecedência para as eliminatórias dos Jogos Pan-Americanos. Veja como está a classificação dos dois grupos antes da terceira e última rodada nesta segunda-feira, 23 de outubro.

As informações são do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Classificação vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Brasil e República Dominicana lideram os seus grupos, A e B respectivamente, no vôlei feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Com 10 pontos, cada uma das equipes venceu as duas partidas na fase classificatória para garantir o ingresso até a próxima etapa.

O primeiro de cada grupo avança direto para a semifinal, enquanto o segundo e terceiro lugar jogam as quartas de final. Ainda há espaço para a briga no quinto, sexto e sétimo lugar na classificação geral, mas sem chances de medalhas.

 

GRUPO A | Classificação vôlei feminino no Pan
1 Brasil – 15 pontos (três vitórias)
2 Argentina – 9 pontos (duas vitórias e uma derrota)
3 Porto Rico – 6 pontos (uma vitória e duas derrota)
4 Cuba – 0 pontos (três derrotas)

GRUPO B | Classificação vôlei feminino no Pan
1 República Dominicana – 15 pontos (três vitórias)
2 México – 9 pontos (duas vitórias e uma derrota)
3 Chile – 6 pontos (uma vitória e duas derrotas)
4 Colômbia – 0 pontos (três derrotas)

Saiba qual é a altura das jogadoras do Brasil no vôlei feminino

Elenco do Brasil feminino no Pan

Brasil vôlei feminino nos jogos pan-americanos 2023
Brasil é favorito na competição de vôlei – foto: reprodução/miriam jeske/cob

Para brigar diretamente pelo ouro, a CBV, Confederação Brasileira de Voleibol, entregou à Paulo Coco, atual comandante do Praia Clube e auxiliar de José Roberto Guimarães, a missão de comandar o elenco brasileiro de vôlei feminino no Pan de Santiago.

O grupo não é o mesmo do Pré-Olímpico, qualificatório disputado por vagas nas Olimpíadas de Paris, mas traz algumas atletas que são bem conhecidas do público. A seleção de jogadoras foi feita por Paulo Coco antes mesmo do início da competição para o treinamento em Saquarema, no Rio de Janeiro.

A convocação tem as levantadoras Carol Leite e Naiane, as opostas Sabrina e Tainara, as ponteiras Aline Segato, Maiara Basso e Talia Costa, a ponteira/oposta Helena, as centrais Larissa, Lorena e Luzia, e a líbero Lais. Maiara Basso jogou o Pré-Olímpico enquanto Helena, Aline e Luzia estavam na conquista do bronze no Mundial sub-21 em agosto.

Vôlei no Pan 2023

Modalidade disputada nos Jogos Pan-Americanos desde 1955, na edição de Santiago o vôlei feminino é jogado por oito seleções divididas em dois grupos, A e B, e que disputam o torneio na classificatória e a eliminatória.

A primeira etapa divide as equipes em dois grupos de quatro que jogam entre si em turno único, em três rodadas com pontos corridos. Aqui, o objetivo de cada time que disputa o vôlei no Pan é conquistar o máximo de pontos possível para brigar até a próxima etapa

Ao fim das três rodadas, o primeiro colocado de cada grupo avança para a semifinal direto, enquanto o segundo e terceiro disputarão as quartas de final, dando início a etapa eliminatória.  Sempre em partida única, começam os confrontos pelas medalhas durante as finais ao primeiro, segundo e terceiro lugar no pódio. A exceção são os embates pelo quinto, sexto e sétimo lugar na classificação, que não levam medalhas para casa.

Como funciona a pontuação no Pan

O valor dado por vitórias no Pan é diferente de competições organizadas pela FIVB, a Federação Internacional de Voleibol, como o Pré-Olímpico. O placar de 3 sets a 0 dá cinto pontos ao vencedor, enquanto um resultado de 3 x 1 entrega quatro ao time que ganhar a partida e um ao perdedor. Se o placar terminar em 3 a 2, a regra soma três pontos para o time que venceu e dois ao perdedor.

Brasil no Pan 2023

Em duas rodadas, o Brasil conseguiu marcar 10 pontos para ter assim o seu espaço nas eliminatórias. Agora, só precisa se esforçar para vencer também o terceiro e último desafio até alcançar a semifinal. O adversário das brasileiras na terceira rodada é o adversário direto Porto Rico, com seis pontos, no grupo A. Favorito, o Brasil deve faturar os pontos necessários para terminar a sua campanha em primeiro lugar.

Desde a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, há 68 anos, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze no vôlei feminino. Em 2019, em Lima, o grupo alcançou a briga pela medalha de bronze mas perdeu para a Argentina. Por isso, Santiago é a chance do elenco subir ao lugar mais alto do pódio depois de 12 anos após a última celebração do ouro, conquistado em Guadalajara, no México.

O maior campeão do vôlei feminino no Pan é Cuba, com oito medalhas de ouro

VEJA: Jogos Pan-Americanos 2023 vão passar na Globo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes