Classificação do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino na 5ª rodada
Brasil precisa vencer todos os jogos para brigar pela vaga olímpica
O torcedor brasileiro não tem um dia sem emoção durante a jornada da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico de vôlei masculino. Faltam apenas duas rodadas e a disputa pela vaga olímpica continua em todo o vapor, por isso veja como ficou a classificação após o jogo contra Cuba, na quinta rodada.
Confira a tabela de todos os jogos do Pré-Olímpico vôlei masculino atualizada 2023
Qual a classificação do Brasil de vôlei masculino?
Com a vitória por 3×1 em cima da grandiosa Cuba, o Brasil sai da quarta e pula para a segunda posição do grupo A com 10 pontos, conquistados em triunfos contra Catar, República Tcheca, Ucrânia e Cuba e a derrota para a Alemanha. Se quiser carimbar o passaporte para as Olimpíadas a Seleção tem que ganhar os próximos dois jogos obrigatoriamente.
A Seleção da Alemanha mantém 100% de aproveitamento após vencer os quatro jogos que disputou, inclusive contra Brasil e Itália. Ao que tudo indica, os alemães devem avançar em primeiro lugar para as Olimpíadas de Paris.
A disputa será para a segunda vaga no grupo entre Itália, Brasil e Cuba. Tudo será decidido na última rodada, no próximo domingo, 8 de outubro, com os duelos entre Brasil e Itália às 10h, Irã e Cuba a partir das 13h30, Ucrânia e Alemanha às 17h, e República Tcheca e Catar às 20h30, horários de Brasília.
República Tcheca, Ucrânia, Irã e Catar não brigam mais por vagas no grupo.
GRUPO A DO PRÉ-OLÍMPICO DE VÔLEI MASCULINO
1) Itália – 12 pontos (quatro vitórias e uma derrota)
2) Alemanha – 12 pontos (quatro vitórias)
3) Brasil – 10 pontos (quatro vitórias e uma derrota)
4) Cuba – 9 pontos (três vitórias e duas derrotas)
5) República Tcheca – 4 pontos (uma vitória e três derrotas)
6) Ucrânia – 4 pontos (uma vitória e três derrotas)
7) Irã – 3 pontos (uma vitória e quatro derrotas)
8) Catar – 0 pontos (quatro derrotas)
Saiba quem é a namorada do Lucarelli
Como funciona a pontuação no Pré-Olímpico de vôlei masculino?
O Pré-Olímpico de vôlei masculino é disputado em pontos corridos, ou seja, cada vez que a seleção vence uma partida ela fatura pontos e consequentemente consegue uma posição melhor na classificação do seu grupo. Os valores dos pontos são determinados pela Federação Internacional de Voleibol.
Para manter a igualdade e o equilíbrio, as competições nacionais, estaduais e internacionais seguem o mesmo sistema de pontuação. Se a equipe vence a partida por 3×0 ou 3×1 ela vai ganhar três pontos, além da possibilidade de conquistar um lugar melhor na tabela.
Mas, se o placar final fica em 3×2, aí dois pontos são distribuídos para o vencedor e um para o perdedor. Quem perde a partida leva um ponto de consolação porque conseguiu fechar dois sets e impor-se no combate, portanto de acordo com as regras da FIVB também tem direito ao ponto extra.
Próximos jogos do Brasil no Pré-Olímpico
Faltam dois jogos para a Seleção Brasileira fechar a sua participação no Pré-Olímpico de vôlei masculino, com todos os jogos no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O time coleciona quatro vitórias e uma derrota. Se quiser carimbar o seu passaporte para Paris, terá que vencer os próximos dois jogos de qualquer modo.
Sábado, 07/10
Brasil x Irã – 10h
Maracanãzinho, do Rio de Janeiro
Onde assistir: Sportv 2 e VB TV
Domingo, 07/10
Brasil x Itália – 10h
Maracanãzinho, do Rio de Janeiro
Onde assistir: Globo, Sportv 2 e VB TV
Leia também: