Adversários do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino 2023
Seleção Brasileira vai enfrentar sete seleções em busca da vaga nas Olimpíadas
O primeiro desafio da Seleção Brasileira de vôlei masculino no Pré-Olímpico é contra o Catar, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, em 30 de setembro. O time vai disputar outras seis partidas para carimbar o passaporte até as Olimpíadas de Paris, portanto acompanhe a tabela de jogos do Brasil e saiba quem são os adversários.
Leia também: como comprar Ingressos do Pré-Olímpico vôlei masculino
Qual é o grupo do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino?
O Brasil está no grupo A do Pré-Olímpico com Itália, Irã, Cuba, Catar, Alemanha, Ucrânia e República Tcheca com sede no Rio de Janeiro. Todos os jogos vão ser disputados no Maracanãzinho, com ingressos de R$ 20 a R$ 600 em arquibancadas, premium e Experiência Quadra.
Para avançar até as Olimpíadas de Paris os comandados de Renan Dal Zotto tem que terminar em primeiro ou segundo lugar na classificação. Caso contrário, terão que buscar a vaga através do ranking da FIVB, a Federação Internacional de Voleibol.
Na Liga das Nações o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Polônia, enquanto no Sul-Americano perdeu a final para a Argentina pela primeira vez na história.
A seguir, a tabela completa dos jogos do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino.
Sábado, 30/09 – Primeira rodada
Brasil x Catar – 10h (de Brasília)
Domingo, 01/10 – Segunda rodada
Brasil x República Tcheca – 10h (de Brasília)
Terça-feira, 03/10 – Terceira rodada
Brasil x Alemanha – 20h30 (de Brasília)
Quarta-feira, 04/10 – Quarta rodada
Brasil x Ucrânia – 20h30 (de Brasília)
Sexta-feira, 06/10 – Quinta rodada
Brasil x Cuba – 10h (de Brasília)
Sábado, 07/10 – Sexta rodada
Brasil x Irã – 10h (de Brasília)
Domingo, 08/10 – Sétima rodada
Brasil x Itália – 10h (de Brasília)
Quais são as seleções favoritas no Pré-Olímpico?
Entre as 24 equipes que participam do Pré-Olímpico de vôlei masculino, Brasil, Itália, Sérvia, Turquia, Estados Unidos, Polônia, Argentina e Japão são as favoritas. No entanto, só há vaga para seis seleções nas Olimpíadas de Paris, o que deve elevar ainda mais o nível do qualificatório.
A Polônia venceu os Estados Unidos na final da Liga das Nações, enquanto o Japão garantiu a medalha de bronze na competição. Já a Argentina vem confiante para disputar o Pré-Olímpico após vencer pela segunda vez o Sul-Americano.
Brasil, Itália, Sérvia e Turquia também são favoritas entre as disputas de vagas para as Olimpíadas de Paris. Cada uma delas tem o peso em sua camisa e bons jogadores em quadra, portanto vão brigar até o fim pela classificação.
Lista de pré-convocados do Brasil
A pré-lista da Seleção Brasileira tem 24 nomes, mas o treinador Renan Dal Zotto vai selecionar 14 atletas para o Pré-Olímpico de vôlei masculino no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, em setembro e outubro.
A base do time deve ser a mesma da Liga das Nações e Sul-Americano, com Bruninho capitão, Alan, Felipe Roque, Lucão, Lucarelli, Fernando Cachopa e os líberos Maique e Thales. A tendência é que os jogadores que ficarem de fora vão disputar os Jogos Pan-Americanos no Chile, em Santiago.
Levantadores: Bruninho, Fernando Cachopa, Matheus Brasília e Thiaguinho
Opostos: Alan Souza, Felipe Roque, Darlan, Abouba e Welington Oppenkoski
Ponteiros: Leal, Lucarelli, Honorato, Adriano Xavier, Lukas Bergmann, Maicon França e Arthur Bento
Centrais: Lucão, Judson, Flávio, Otávio, Thiery e Geovane
Líberos: Thales, Maique e Alexandre