Adversários do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei feminino são definidos
Seleção Brasileira enfrentará sete seleções em busca da vaga para as Olimpíadas
Para carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris, a Seleção Brasileira de vôlei feminino vai disputar o Pré-Olímpico em setembro, em Tóquio, no Japão, contra outras sete seleções. Saiba quando começa o torneio qualificatório e quem são os adversários do Brasil.
Quem o Brasil vai enfrentar no Pré-Olímpico de vôlei feminino?
O Brasil estreia no Pré-Olímpico de vôlei feminino no sábado, 16 de setembro, contra a Argentina, pela primeira rodada do grupo B na competição. Tóquio, no Japão, vai ser o palco dos confronto às 04h, horário de Brasília, com transmissão do Sportv.
No grupo B, a Seleção também vai enfrentar o Peru, Japão, Turquia, Bélgica, Bulgária e Porto Rico. São oito seleções no mesmo grupo jogando entre si em turno único, onde cada vitória dá três, dois ou um ponto para o vencedor.
O Brasil precisa terminar em primeiro ou segundo lugar na classificação para carimbar o passaporte para Paris, na França, caso contrário tentará a vaga através do ranking da FIVB.
Primeira rodada:
Sábado, 16/09 – Brasil x Argentina – 04h – Tóquio
Segunda rodada:
Domingo, 17/09 – Brasil x Peru – 04h – Tóquio
Terceira rodada:
Terça-feira, 19/09 – Brasil x Bulgária – 04h – Tóquio
Quarta rodada:
Quarta-feira, 20/09 – Brasil x Porto Rico – 04h – Tóquio
Quinta rodada:
Sexta-feira, 22/09 – Brasil x Turquia – 04h – Tóquio
Sexta rodada:vôlei feminino
Sábado, 23/09 – Brasil x Bélgica – 04h – Tóquio
Sétima rodada:
Domingo, 24/09 – Japão x Brasil – 07h30 – Tóquio
Confira a tabela completa do Pré-Olímpico de vôlei
Como funciona o Pré-Olímpico?
Além das oito seleções – incluindo o Brasil – do grupo B, outras 16 equipes também participam do Pré-Olímpico em setembro, organizado pela FIVB, a Federação Internacional de Voleibol. O sistema é o mesmo para o vôlei feminino e masculino, assim como as seis vagas disponíveis para as Olimpíadas de Paris.
O Pré-Olímpico divide as 24 seleções em três grupos de oito cada (A, B e C), onde os integrantes jogam entre si, em turno único, por pontos corridos. A vitória por 3×1 ou 3×0 dá três pontos, mas o triunfo em 3×2 garante dois pontos ao vencedor e um ao derrotado.
Ao fim da sétima rodada, os dois primeiros de cada grupo avançam para as Olimpíadas de Paris. As últimas cinco vagas serão preenchidas de acordo com o ranking da FIVB, para dar a oportunidade para seleções menores.
GRUPO A: Canadá, China, República Dominicana, República Tchca, Sérvia, Holanda, Ucrânia e México
GRUPO B: Japão, Brasil, Bélgica, Bulgária, Argentina, Peru, Porto Rico e Turquia
GRUPO C: Polônia, Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Eslovênia, Tailândia, Estados Unidos e Itália.
Qual o mês das Olimpíadas 2024?
A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, vai ser em 26 de julho de 2024, com fim em 11 de agosto, na capital mais charmosa do planeta. O país foi escolhido pelo COI, o Comité Olímpico Internacional, sediando pela terceira vez as Olimpíadas de Verão, primeiro em 1900 e em 1924.
O Stade de France, em Paris, será o principal estádio utilizado pelo COI para apresentações de abertura e encerramento, além de atletismo e jogos de futebol masculino e feminino.
No vôlei feminino, 12 seleções jogarão a categoria separadas em três grupos de quatro, onde jogam entre si em turno único. Os dois primeiros de cada grupo e os melhores terceiros lugares vão para a etapa eliminatória, sem mudanças no mata-mata entre as quartas de final, semifinal, terceiro lugar e a final.
Onde assistir o Pré-Olímpico de vôlei?
Os direitos de imagem do Campeonato Pré-Olímpico de vôlei feminino pertencem aos canais Sportv, disponíveis em operadoras de televisão por assinatura. A emissora confirmou a transmissão do evento, tanto masculino como feminino, mas não indicou se a Globo, na TV aberta, também vai exibir as decisões.
O Sportv é um canal da TV paga, só quem é assinante da Sky, Claro, Oi ou Vivo pode assistir a programação. Entre em contato com o seu operador caso não tenha a emissora na grade. Luis Roberto, Luiz Carlos Jr., Serginho e a ex-jogadora Fabi estão entre os responsáveis pela cobertura.
Também dá para assistir na FIVB TV, plataforma de streaming oficial da Federação Internacional de Voleibol.
Leia também:
Quando é a estreia do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei masculino 2023