Verstappen e Bottas recebem punição e perdem posições no GP do Catar
Holandês vai largar na sétima posição, enquanto o finlandês sai em quinto lugar para a corrida deste domingo, 21.
A organização da Fórmula 1 divulgou na manhã deste domingo, 21, que Max Verstappen, da RBR, e Valtteri Bottas, da Mercedes, receberam uma punição para o GP do Catar. Após investigação da FIA, os pilotos perderam posições no grid de largada, por não respeitarem as bandeiras amarelas no último treino.
Qual a punição de Verstappen e Bottas para GP do Catar?
A FIA decidiu punir os pilotos Max Verstappen e Valtteri Bottas após ambos não respeitarem as bandeiras amarelas no último treino, no sábado, 20. O holandês, que era o segundo colocado, perdeu cinco posições no grid e vai sair em sétimo, enquanto o piloto da Mercedes perdeu três, era o terceiro e vai para o sexto lugar.
O lance da punição ocorreu no Q3, quando o piloto Pierre Gasly, da Alpha Tauri, danificou o bico do carro e furou o pneu ao passar por cima da zebra na saída da curva 15. O competidor então parou o carro na reta principal e a direção de prova acionou as bandeiras amarelas para que os pilotos reduzissem suas velocidades.
O holandês e o finlandês não cumpriram a ordem, assim como Carlos Sainz, da Ferrari. No entanto, o espanhol conseguiu justificar sua ação. Além da punição de largada, Verstappen e Bottas perderam pontos na superlicença. O competidor da RBR foi punido com dois, enquanto o da Mercedes com apenas um.
Confira como fica o grid de largada para a corrida
Com a punição de Verstappen e Bottas o grid de largada sofre alterações. O atual líder da temporada vai sair em sétimo, com Bottas então em sua frente. O francês Gasly, que largaria em quarto, ficou com a segunda posição, enquanto Fernando Alonso, da Alpine, sai em terceiro.
- Lewis Hamilton (Mercedes) – pole position F1
- Pierre Gasly (Alpha Tauri)
- Fernando Alonso (Alpine)
- Lando Norris (McLaren)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Valtteri Bottas (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Sebastian Vettel (Aston Martin)
- Sergio Perez (Red Bull)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Daniel Ricciardo (McLaren)
- George Russell (Williams)
- Kimi Räikkönen (Alfa Romeo Racing)
- Nicholas Latifi (Williams)
- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo Racing)
- Mick Schumacher (Haas)
- Nikita Mazepin (Haas)