Vela nas Olimpíadas: Martine Grael e Kahena Kunze conquistam ouro
Brasileiras brilharam ao conquistar a medalha de ouro na madrugada de terça-feira nos Jogos Olímpicos
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro na classe 49er FX da vela nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. Na madrugada desta terça-feira, 03 de julho, a dupla terminou a prova em terceiro lugar na última regata, fechando à frente das holandesas e alemãs. Com isso, são consideradas bicampeãs olímpicas já que também conquistaram a medalha no Rio de Janeiro, em 2016. Esta é a 19ª medalha brasileira na vela.
Martine Grael e Kahena Kunze conquistam ouro na vela das Olimpíadas 2021
Favoritas na modalidade, Martina e Kahena começaram muito bem a prova, ficando à frente das holandesas nnemiek Bekkering e Annette Duetz, já que era tudo o que precisavam para ganhar a modalidade. Ao todo, foram 6 corridas com 76 pontos no total.
Fechando a prova, a dupla chegou em terceiro lugar na regata, ficando na frente das rivais e, com isso, garantindo a segunda medalha de ouro olímpica da história da vela. Por fim, a prata ficou com Tina Lutz e Sussan Beucke e o bronze com as holandesas Bekkering e Duetz.
Atletas conquistaram o ouro também em 2016 no Rio de Janeiro
Tudo começou no Rio de Janeiro, em 2016, com Martina e Kahena disputando também a classe 49er FX. Nas águas da Baía de Guanabara, as brasileiras entraram na briga com confiança e muita experiência. No entanto, a prova foi repleta de emoções principalmente depois que a dupla caiu para a oitava posição e conseguiu retomar o pódio, assumindo a liderança e cruzando a linha de chegada com uma explosão de sentimentos.
Esta foi a primeira medalha de ouro na vela feminina. Além disso, a modalidade é muito tradicional para o Brasil que, desde 1992, conta com medalhas. Tanto em 2016 e 2021 os atletas não mediram esforços para conseguir manter o legado na modalidade.
Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021
A delegação do Brasil faturou o total de 12 medalhas, sendo 3 ouros, 3 pratas e 6 bronzes até o momento.
A ginasta Rebeca Andrade, o surfista Ítalo Ferreira e agora Martine Grael e Kahena Kunze marcam as medalhas de ouro, enquanto os skatistas Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e novamente Rebeca Andrade chegaram no número de pratas. Fechando a conta, Mayra Aguiar e Daniel Cargnin no judô, Fernando Scheffer e Bruno Fratus na natação, a dupla do tênis Laura Pigossi e Luisa Stefani e Alison dos Santos no atletismo ganharam bronze.
No quadro geral de medalhas, o Brasil aparece em 16º, enquanto China, Estados Unidos e Japão aparecem no pódio em sequência.
Leia também – Quanto ganha um medalhista olímpico? Veja os valores de 2021