Veja o acidente entre Max Verstappen e Hamilton no GP de Monza
Acidente tirou os dois pilotos da corrida na Itália e direção da prova decidirá após a corrida se haverá punição.

Um acidente na curva 1 entre Lewis Hamilton, Mercedes, e Max Verstappen, RBR, pois fim à corrida dos dois pilotos neste domingo, 12 de setembro, no GP de Monza. Ambos os competidores lideram a classificação geral da temporada, mas fora da prova, não pontuaram na corrida.
Acidente entre Hamilton e Max Verstappen
A corrida do GP da Itália ocorria neste domingo, 12, no Circuito de Monza, quando Hamilton e Max Verstappen se encontraram na curva 1, da volta 30. O inglês saia dos boxes e usou parte de dentro na primeira perna, deixando a parte de dentro para o piloto da RBR na segunda perna.
No entanto, o atual líder da temporada subiu na zebra e seu carro foi para cima do automóvel do heptacampeão. Por sorte, o halo da Mercedes impediu que Max Verstappen ficasse em cima da cabeça de Hamilton. O ocorrido jogou os dois pilotos para fora da pista e o Safety Car entrou em ação.
Na relargada, Lando Norris passou Charles Leclerc e assumiu o segundo lugar da corrida. Daniel Ricciardo seguiu na liderança da prova no GP de Monza.


Verstappen é punido por conta do acidente
Nada de grave ocorreu com Max Verstappen e Lewis Hamilton. Embora o lance tenha sido perigoso, o halo do carro do inglês impossibilitou que o carro da RBR parasse em sua cabeça, o que poderia tornar o acidente mais grave. Os dois pilotos então saíram da prova e cerca de duas horas depois a direção puniu o holandês.
Considerado culpado pelo acidente, o piloto da RBR perdeu três posições para o GP da Rússia, no dia 26 de setembro. Além disso, recebeu dois pontos na carteira de punições da categoria.
“Na opinião dos comissários, a manobra do carro #33 veio tarde demais, significando que não havia o direito de ter espaço (curva 2). O carro #44 podia virar mais o volante para evitar o acidente, mas os comissários determinaram que o posicionamento foi sensato, significando que o #33 tem a maior parte da culpa”, disse a FIA em comunicado.
O que é o halo na Fórmula 1?
O acidente entre Verstappen e Hamilton impressiona. Mas o estrago poderia ser maior, se não fosse uma peça importante no carro dos pilotos de Fórmula 1: o halo. O acessório tornou-se obrigatório nos veículos da categoria a partir de 2018. No entanto, seu uso gerou muitas polêmicas.
Pilotos alegavam que o uso do halo atrapalhava suas visões na corrida, além de mudar o design do carro. Entretanto, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu que todos os carros precisavam ter o acessório e sua importância foi comprovada no acidente do piloto da RBR com o da Mercedes.
A peça serve para a proteção da cabeça dos competidores no cockpit. O dispositivo pesa cerca de 14 kg , mas suporta algo em torno de 12 toneladas. O caso de Hamilton não é o único que contou a proteção do halo e demais acidentes na categoria também contaram a proteção da peça. Veja abaixo a imagem de uma halo, após um acidente na Fórmula 1.

LEIA TAMBÉM
+ Grid de largada da Fórmula 1: como ficou a classificação do GP da Itália