Treino livre F1 hoje: horário e onde assistir GP do Catar 2023

Treino livre para o GP de Singapura de F1 – horário de início, como assistir e muito mais

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, a Fórmula 1 dá início ao Grande Prêmio do Catar e realiza o treino livre às 10h30 (Horário de Brasília). A disputa no Circuito Internacional de Lusail será válida pela 17ª etapa da temporada na elite do automobilismo.

Onde assistir a corrida do treino livre F1

O canal BandSports, na TV paga, transmite os dois treinos para todo o país com Sérgio Maurício e comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone. Dá para assistir a retransmissão no Bandplay e site da Band ao vivo.

Max Verstappen está prestes a conquistar seu terceiro título de pilotos de Fórmula 1 e pode garantir o campeonato de 2023 neste fim de semana, no Grande Prêmio do Catar.

A 13ª vitória de Verstappen em sua temporada extraordinariamente dominante em Suzuka colocou-o 177 pontos à frente do companheiro de equipe Sergio Perez, agora seu único desafiante matemático restante, com apenas 180 pontos restantes para disputar nos seis Grandes Prêmios e três Sprints restantes.

O piloto da Red Bull, portanto, precisa de apenas mais três pontos no total até a bandeira quadriculada de 2023 em Abu Dhabi, em 26 de novembro, para se juntar às ilustres fileiras dos tricampeões de F1.


Sexta-feira, 6/10 – Fórmula 1
10h30 – Treino livre 1 (BandSports, Band.com e Bandplay)
14h – Treino classificatório  (BandSports, Band.com e Bandplay)

Sábado, 7/10 – Fórmula 1
10h – Classificação Sprint (BandSports, Band.com e Bandplay)
14h30 – Corrida Sprint (Band, BandSports, Band.com e Bandplay)

Domingo, 8/10 – Fórmula 1
13h – GP do Catar (Band, BandSports, Band.com e Bandplay)

Confira: Peso e altura dos pilotos da F1

Como funciona o treino livre F1?

Na Fórmula 1 de 2023 as sessões de treinos livres são realizadas antes da qualificação e da corrida,  e são como uma oportunidade para as equipes testarem e refinarem a configuração do carro. Já os pilotos aproveitam as sessões para sentir a pista.

Para tanto, cada sessão dura uma hora e durante a corrida as equipes podem fazer quantas voltas quiserem e fazer várias alterações na configuração de seus carros, a fim de encontrar o equilíbrio ideal entre desempenho e desgaste dos pneus. Eles também podem testar novos componentes e coletar dados. Os tempos por volta definidos durante as sessões de treinos livres não contam para a classificação oficial da corrida.

A primeira sessão é realizada na manhã de sexta-feira; normalmente usado para se acostumar com a pista, verifique a configuração inicial dos simuladores.

A segunda sessão acontece na tarde de sexta-feira; mais trabalho é feito para refinar a qualificação e a configuração da corrida. Por fim, na manhã de sábado as equipes têm mais trabalho para refinar a qualificação e a configuração da corrida.

A exceção à regra para esta programação são os finais de semana de sprint. Esses fins de semana têm apenas 2 sessões de treinos livres, onde uma sessão é substituída pela prova de sprint.

Circuito do GP do Catar da Fórmula 1

Treino livre f1 catar 1

O Circuito Internacional de Lusail foi construído tendo o motociclismo como foco principal. Sediando a sua primeira corrida de MotoGP em 2004, a pista é muito rápida e fluida, adequada para motos.

Curvas de média a alta velocidade são as características que definem o circuito, um desafio difícil para qualquer piloto que use pneus mais velhos. As curvas triplas para a direita nas curvas 12-14 irão realmente testar a estabilidade e a força descendente de qualquer carro de F1.

O melhor local para ultrapassagens é a curva 1, depois da longa recta que se estende por mais de 1km quilómetro.

A única vez que a F1 visitou o Catar foi em 2021, quando Max Verstappen e Lewis Hamilton travaram uma batalha pelo título para sempre.

Hamilton conquistou a liderança do campeonato de Verstappen com a vitória no Circuito Internacional de Lusail. Verstappen, crucialmente, para o bem das suas ambições de título, terminou em segundo depois de começar a corrida em sétimo. Fernando Alonso, pilotando pela Alpine, conquistou o terceiro lugar, já que vários pilotos foram atropelados por furos nos pneus. Foi o primeiro pódio de Alonso em sete anos.

Fatos rápidos do Grande Prêmio do Catar | Treino Livre
Número de voltas: 57
Distância da volta: 5.419 km
Distância da corrida: 308,611 km
Volta mais rápida: N/A

Saiba quem são os maiores campeões da Fórmula 1 em toda a história.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes