Treino livre F1 hoje: horário e onde assistir GP de Abu Dhabi 2023

Dois treinos livres serão realizados nesta sexta-feira, no Circuito de Yas Marina

Os pilotos se despedem da temporada da Fórmula 1 neste fim de semana com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última prova do ano. Nesta sexta-feira, 24 de novembro, será realizado o treino livre no Circuito de Yas Marina, a partir das 06h30 (de Brasília) com transmissão ao vivo.

Onde assistir o treino F1 hoje de Abu Dhabi?

O primeiro treino livre em Abu Dhabi nesta sexta-feira começa às 06h30, horário de Brasília, e o segundo treino livre reúne todos os pilotos às 10h, horário de Brasília, para o encerramento do dia. A única forma de acompanhar os treinos livres hoje é no Bandsports, canal disponível em operadoras de TV por assinatura. Dá para assistir de graça no site www.band.com.br e na plataforma BandPlay no computador ou aplicativo com acesso à internet.

As sessões livres são utilizadas para definir a estratégias de cada equipe. Os pilotos conhecem a pista, aquecem os seus motores e fazem o ‘reconhecimento’ do local. Nenhuma pontuação é entregue ao fim de cada treino.


Sexta-feira, 24.11 | GP de Abu Dhabi na Fórmula 1
Treino livre 1 – 06h30
Treino livre 2 – 10h
Local: Circuito de Yas Marina
Onde assistir: Bandsports, BandPlay e site da Band

Veja qual é o valor da fortuna de Lewis Hamilton, piloto da Fórmula 1

Como funciona o treino livre na F1?

Antes do Grand Prix no domingo, os pilotos participam do treino livre na Fórmula 1. Não há qualquer pontuação para os competidores ou equipes, o objetivo é treinar para a corrida oficial da etapa. Como manda a tradição, os treinos começam na sexta-feira do fim de semana indicado no calendário.

São três sessões, com uma hora cada, podendo ultrapassar esse valor em caso de acidentes com bandeira amarela ou vermelha. No sábado, o terceiro treino livre é mais rápido porque ele antecede o classificatório, aquele que determina o grid de largada na prova.

Em caso de corrida sprint no fim de semana, serão apenas dois treinos livres, sob o mesmo regulamento. Outra novo fundamento é que as equipes precisam colocar os jovens – reservas – do seu grupo, assim como Felipe Drugovich, brasileiro da Aston Martin, para correr durante as sessões livres sob o pretexto de dar oportunidade a eles.

Quais pneus os pilotos vão usar?

Para o fim de semana nos Emirados Árabes Unidos, a FIA e a Pirelli disponibilizaram para os pilotos e equipes os compostos C3 (pneu duro), C4 (pneu médio) e o C5 (macios). Os competidores devem utilizar os pneus durante os treinos livres saber qual é o cenário no treino classificatório e a corrida.

No total, vão ser dois conjuntos de pneus duros, três de pneus médios, oito de macios, o pneu intermediário e o pneu de chuva completo, caso seja necessário. Como a pista sofreu alteração em 2021 para torná-la mais rápida e fluída, os pneus disponíveis devem oferecer toda a mobilidade necessária no circuito.

A Fórmula 1 garantiu que escolheu os compostos macios, duros e médios porque a pista de Yas Marina exige cargas verticais no eixo dianteiro em particular, idêntica à Las Vegas. Os pilotos devem ter muita atenção no momento de ultrapassar.

As equipes, junto aos engenheiros, deverão decidir quais pneus vão utilizar.

Leia também:

Saiba quanto ganha um piloto de Fórmula 1 em 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes