Treino classificatório F1 hoje: horário e onde assistir GP dos Estados Unidos 2024
Classificatório para o GP dos EUA na F1 – horário de início, como assistir e muito mais
A Fórmula 1 chega em Austin, no Texas, para o Grande Prêmio dos Estados Unidos e hoje, sábado, 19 de outubro, tem treino classificatório da F1. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa etapa do calendário.
Qual é o horário do treino classificatório F1 hoje?
Diferentemente das outras etapas, o treino classificatório da Fórmula 1 hoje no Texas vai começar às 18h30 (Horário de Brasília). A transmissão para todos os estados do Brasil é exclusiva da BAND, pela TV aberta.
Nesse sábado o público também tem a opção de acompanhar a F1 através do canal BandSports, pela TV paga se você for assinante das operadoras, ou até mesmo online pelo aplicativo do BandPlay ou no site da emissora de graça (www.band.uol.com).
Sábado, 19 de outubro | Fórmula 1
Treino classificatório – 10h30 ((horário de Brasília) | Band, Bandsports, band.com.br e BandPlay)
Domingo, 20 de outubro | Fórmula 1
9h (horário de Brasília) – Corrida (Band, Bandsports, Band.com e Bandplay)
Como funciona o treino classificatório da F1
O treino classificatório da F1 desse sábado serve para definir o grid de largada da corrida no domingo, dia 1 de setembro, ou seja, as posições onde cada piloto irá largar no Grand Prix da temporada.
Dividido em três etapas, Q1, Q2 e Q3, o piloto que fizer a volta mais rápida é o pole position, largando em primeiro lugar. Os atletas podem dar quantas voltas quiserem na pista, sem restrições, até alcançarem o melhor tempo para garantir a classificação.
Na primeira etapa (Q1), o treino dura 20 minutos, com os últimos cinco desclassificados. Depois, na segunda etapa (Q2), a competição dura 15 minutos onde novamente os cinco retardatários são eliminados.
Por fim, na terceira e última etapa do treino (Q3), sobram apenas dez pilotos disputando a classificação e a volta mais rápida. Quem fizer, é o pole position.
Circuito das Américas no GP dos EUA
O Circuito das Américas, projetado por Hermann Tilke em colaboração com a empresa de arquitetura americana HKS, teve um começo um tanto nervoso, com a construção sofrendo vários contratempos. Mas valeu a pena esperar quando o campeão de F1 de 1978, Mario Andretti, inaugurou a pista em 21 de outubro de 2012.
As curvas 3 a 6 não parecem muito diferentes da corrida de alta velocidade de Silverstone por Maggotts/Becketts ou das curvas S em Suzuka, enquanto as curvas 12 a 15 imitam a seção do estádio de Hockenheim. Enquanto isso, a subida para a larga, larga Curva 1 – ei, tudo é maior no Texas, certo? – proporcionou uma boa ação de ultrapassagem na curta vida da pista.
- Primeiro Grande Prêmio: 2012
- Número de voltas: 56
- Comprimento do circuito: 5.513 km
- Distância da corrida: 308,405 km
- Recorde de volta: 1:36.169 com Charles Leclerc