Treino classificatório F1 hoje: horário e onde assistir GP do México
Classificatório para o GP do México de F1 – horário de início, como assistir e muito mais
Chegou a hora de descobrir quem será o piloto a largar em primeiro lugar no Grande Prêmio da México, a 19ª etapa da temporada na Fórmula 1. Neste sábado, 27 de outubro, os pilotos disputam o treino classificatório no Autódromo Hermanos Rodriguez.
Qual é o horário do treino classificatório F1 hoje?
O treino classificatório da Fórmula 1 hoje vai começar a partir das xxh de Brasília. A qualificação para o GP da Itália usará o formato clássico de sessão eliminatória do Q1, Q2 e Q3.
É importante notar que não há qualificação de sprint neste fim de semana, então será uma sessão de qualificação normal no sábado, no Grande Prêmio do México .
A transmissão para todos os estados do Brasil é exclusiva da BAND, pela TV aberta. Durante toda a temporada de 2023 da F1, a emissora paulistana transmitirá a qualificação e corrida de cada evento.
Outra opção é acompanhar a F1 através do canal BandSports, pela TV paga se você for assinante das operadoras, ou até mesmo online pelo aplicativo do BandPlay ou no site da emissora de graça (www.band.uol.com).
Sábado, 27 de outubro | Fórmula 1
Treino livre 3 – 14h30 (Bandsports, band.com.br e BandPlay)
Treino classificatório – 18h (Band, Bandsports, band.com.br e BandPlay)
Domingo, 28 de outubro | Fórmula 1
17h – GP da México (Band, Bandsports, Band.com e Bandplay)
Como funciona o treino classificatório da F1
O treino classificatório da F1 desse sábado serve para definir o grid de largada da corrida no domingo, dia 29, ou seja, as posições onde cada piloto irá largar no Grand Prix da temporada.
Dividido em três etapas, Q1, Q2 e Q3, o piloto que fizer a volta mais rápida é o pole position, largando em primeiro lugar. Os atletas podem dar quantas voltas quiserem na pista, sem restrições, até alcançarem o melhor tempo para garantir a classificação.
Na primeira etapa (Q1), o treino dura 20 minutos, com os últimos cinco desclassificados. Depois, na segunda etapa (Q2), a competição dura 15 minutos onde novamente os cinco retardatários são eliminados.
Por fim, na terceira e última etapa do treino (Q3), sobram apenas dez pilotos disputando a classificação e a volta mais rápida. Quem fizer, é o pole position.
Condições nubladas e mistas estão previstas para sábado para o início da qualificação em Zandvoort. A temperatura está prevista para 18 graus Celsius no início da qualificação, com boas chances de chuva.
Circuito do GP do México
Situado a 2.240m acima do nível do mar, o Autódromo Hermanos Rodríguez é também a pista de corrida de maior altitude do calendário da F1.
Essa altitude cria desafios para o carro, especialmente na era turbo-híbrida, com o turboalimentador tendo que trabalhar mais para forçar a entrada de ar no motor e garantir uma potência consistente.
O resfriamento também é afetado, já que os sistemas dependentes do ar, como os freios, o motor e a caixa de câmbio, precisam lutar contra o efeito da altitude, forçando as equipes a usar pacotes de resfriamento maximizados.
PRINCIPAIS FATOS DO CIRCUITO DO MÉXICO
Comprimento do circuito – 4.304 quilômetros
Número de voltas – 71
Distância da corrida – 305,354 quilômetros
Recorde de volta – 1:18.741 – Bottas (2018)
Saiba quem são os maiores campeões da Fórmula 1 em toda a história.