Treino classificatório F1 hoje: horário e onde assistir GP do Catar 2023
Classificatório para o GP do Catar de F1 – horário de início, como assistir e muito mais
Chegou a hora de descobrir quem será o piloto a largar em primeiro lugar no Grande Prêmio do Catar, a 17ª etapa da temporada na Fórmula 1. Nesta sexta-feira, 6 de outubro, os pilotos disputam o treino classificatório da F1 no Circuito Internacional de Losail, já que no sábado tem sprint.
Qual é o horário do treino classificatório F1 hoje?
O treino classificatório da Fórmula 1 hoje vai começar às 14h (de Brasília). A qualificação para o GP do Catar usará nesta sexta-feira o formato clássico de sessão eliminatória do Q1, Q2 e Q3.
A transmissão do qualificatório para todos os estados do Brasil é exclusiva da BANDSPORTS, pela TV fechada. Durante toda a temporada de 2023 da F1, a emissora transmitirá os treinos livres, a classificação, sprint e a corrida de cada evento.
Outra opção é acompanhar através do aplicativo do BandPlay ou de graça no site da emissora (www.band.uol.com). É só baixar no seu celular e assistir a programação em tempo real com imagens.
Sexta-feira, 6/10 – Fórmula 1
10h30 – Treino livre 1 (BandSports, Band.com e Bandplay)
14h – Treino classificatório (BandSports, Band.com e Bandplay)
Sábado, 7/10 – Fórmula 1
10h – Classificação Sprint (BandSports, Band.com e Bandplay)
14h30 – Corrida Sprint (Band, BandSports, Band.com e Bandplay)
Domingo, 8/10 – Fórmula 1
14h – GP do Catar (Band, BandSports, Band.com e Bandplay)
Como funciona o treino classificatório da F1?
O treino classificatório da F1 desse sábado serve para definir o grid de largada da corrida no domingo, dia 3, ou seja, as posições onde cada piloto irá largar no Grand Prix da temporada.
Dividido em três etapas, Q1, Q2 e Q3, o piloto que fizer a volta mais rápida é o pole position, largando em primeiro lugar. Os atletas podem dar quantas voltas quiserem na pista, sem restrições, até alcançarem o melhor tempo para garantir a classificação.
Na primeira etapa (Q1), o treino dura 20 minutos, com os últimos cinco desclassificados. Depois, na segunda etapa (Q2), a competição dura 15 minutos onde novamente os cinco retardatários são eliminados.
Por fim, na terceira e última etapa do treino (Q3), sobram apenas dez pilotos disputando a classificação e a volta mais rápida. Quem fizer, é o pole position.
A previsão do tempo no Catar mostra que não somente a corrida será quente como também o clima. A temperatura está prevista para 33 graus Celsius no início da qualificação, sem chances de chuva.
Circuito do GP do Catar
O Circuito Internacional de Lusail, no Catar tem uma pista de 5,1 km e 16 curvas, além de atualizações de segurança que a tornam uma das pistas mais avançadas do calendário da F1.
O Catar sediou pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1 em 2021, em substituição ao Grande Prêmio da Austrália cancelado devido à pandemia de COVID-19.
A capacidade das arquibancadas para 40.000 pessoas, o que permitirá que mais fãs experimentem de perto a emoção das corridas de F1.
A infraestrutura de estacionamento e a acessibilidade do circuito também foram melhoradas, facilitando o acesso e saída dos torcedores do evento.
As instalações do paddock também foram reformadas, com a introdução de um centro de mídia ultramoderno e melhorias no centro médico e nas garagens. O circuito agora abriga 50 boxes, a maior quantidade de qualquer pista do calendário da F1.
Fatos rápidos do Grande Prêmio do Catar
Número de voltas: 57
Distância da volta: 5.419 km
Distância da corrida: 308,611 km
Volta mais rápida: N/A
Saiba quem são os maiores campeões da Fórmula 1 em toda a história.