Tabela do Brasileirão 2020: quando começa e o que muda
Campeonato terá calendário mais apertado; veja os detalhes das primeiras rodadas da tabela do Brasileirão 2020
A pandemia do novo coronavírus causou alterações na tabela do Brasileirão 2020, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não mudou o formato da competição. A disputa começa no dia 8 de agosto, e o calendário detalhado das dez primeiras rodadas, com os horários e locais dos jogos, já foi divulgado.
Apesar do calendário mais apertado, a tabela do Brasileirão 2020 continua com 38 rodadas, já que os 20 clubes participantes se enfrentam em turno e returno. As principais mudança para o torcedor serão os portões fechados, o atraso no começo e no encerramento do torneio e também o intervalo menor entre as partidas.
Além disso, os torcedores deverão notar mudanças nas transmissões dos jogos. Afinal, a Turner tem contrato com oito clubes da Série A, que terão suas partidas exibidas no canal fechado TNT. Mas a Medida Provisória 984, que alterou o modelo de negociação dos direitos de TV, já promete impasses com a Rede Globo.
Para saber tudo o que vai mudar na tabela do Brasileirão 2020 e saber onde assistir aos primeiros jogos do seu time, o guia a seguir tira todas as dúvidas. Afinal, ainda não se sabe quando será possível acompanhar um jogo de futebol nas arquibancadas de um estádio novamente.
Tabela do Brasileirão 2020: 1ª rodada
Sábado, 8 de agosto
19h
Fortaleza x Athletico – Arena Castelão (Fortaleza)
19h30
Coritiba x Internacional – Estádio Couto Pereira (Curitiba) – Premiere, TNT
21h
Sport x Ceará – lha do Retiro (Recife) – Premiere
Domingo, 9 de agosto
11h
Botafogo x Bahia – Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro) – Premiere
16h
Flamengo x Atlético-MG – Maracanã (Rio de Janeiro) – Globo, Sportv, Premiere
Santos x Red Bull Bragantino – Vila Belmiro (Santos)
Corinthians x Atlético-GO – Arena Corinthians (São Paulo) – Globo, Premiere
Goiás x São Paulo – Estádio a definir (Goiânia) – Premiere
19h
Grêmio x Fluminense – Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Sportv, Premiere
19h45
Palmeiras x Vasco – Allianz Parque (São Paulo) – Premiere, TNT
Tabela do Brasileirão 2020: 2ª rodada
Quarta-feira, 12 de agosto
19h15
Atlético-MG x Corinthians – Estádio Independência (Belo Horizonte) – Premiere
Athletico x Goiás – Arena da Baixada (Curitiba)
20h30
Red Bull Bragantino x Botafogo – Estádio Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista)
Bahia x Coritiba – Pituaçu (Salvador) – Premiere
Atlético-GO x Flamengo – Olímpico (Goiânia) – Premiere
21h30
Fluminense x Palmeiras – Maracanã (Rio de Janeiro) – Globo, Premiere
Ceará x Grêmio – Castelão (Fortaleza) – Globo, Premiere
Quinta-feira, 13 de agosto
19h15
São Paulo x Fortaleza – Morumbi (São Paulo) – Premiere
19h30
Internacional x Santos – Beira Rio (Porto Alegre) – Premiere e TNT
20h
Vasco x Sport – São Januário (Rio de Janeiro) – Sportv e Premiere
Confira todos os detalhes da tabela do Brasileirão 2020 até a décima rodada
Transmissões de TV
Antes da Medida Provisória 984, a TNT só poderia exibir os jogos em que os dois clubes tivessem fechado com a Turner. Agora, basta o clube mandante ter assinado o contrato para que o grupo norte-americano esteja autorizado a exibir a partida.
Mas não é tão simples assim, pois a Globo alega que alguns clubes têm cláusula de exclusividade no contrato. Portanto, não poderiam ter seus jogos exibidos por outra emissora, ainda que o mandante tenha assinado com a Turner. A Globo já avisou que pretende recorrer na Justiça. Portanto, nem todas as transmissões podem acontecer de acordo com o planejado.
Calendário apertado
A tabela do Brasileirão 2020 prevê uma maratona de jogos no primeiro mês, com os times entrando em campo duas vezes por semana. O calendário só faz uma pausa no dia 26 de agosto, quando tem rodada da Copa do Brasil no meio da semana. Estão previstas três datas Fifa entre setembro e novembro, devido às eliminatórias da Copa de 2022, mas sem paralisação das competições nacionais.
Encerramento em 2021
Com o atraso no começo do Brasileirão 2020, consequentemente, o enceramento também foi adiado. Assim, a rodada final só deve acontecer em fevereiro de 2021. A última vez que um campeonato nacional terminou no ano seguinte foi em 2000, quando a queda do alambrado em São Januário adiou a final da Copa João Havelange entre Vasco e São Caetano para janeiro de 2001.
Locais dos jogos
A princípio, a CBF manteve os jogos nos estádios em que os clubes mandantes costumam atuar. No entanto, caso seja necessário jogar em outro local por causa de medidas de prevenção contra a covid-19, as mudanças devem ser divulgadas dez dias antes da partida.