Semifinais do Paulistão 2020: Os times na disputa e o histórico dos duelos
Surpresas do interior encaram gigantes da capital nas semifinais do Paulistão 2020; saiba o que esperar dos confrontos
As semifinais do Paulistão 2020 foram definidas após os jogos da última quinta-feira (30), e dois clubes já entram com amplo favoritismo para chegar à decisão. Corinthians e Palmeiras podem reeditar o dérbi na grande final do estadual, a exemplo do que aconteceu há dois anos.
Na ocasião, o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras nos pênaltis e ficou com o título de 2018. O alvinegro, aliás, busca o quarto título consecutivo da competição. Mas, para isso, precisará passar pela maior surpresa do torneio até aqui.
O Mirassol chegou às semifinais do Paulistão 2020 após vencer o favorito São Paulo, mesmo após perder 18 jogadores do seu elenco durante a paralisação devido à pandemia. Do outro lado, a Ponte Preta tenta surpreender o Palmeiras após eliminar o Santos de virada na Vila Belmiro.
Ponte Preta e Mirassol entrarão em campo para tentar frustrar a expectativa pelo dérbi na decisão, em um campeonato já marcado por zebras na fase final. No entanto, o retrospecto de confrontos anteriores não é nada favorável aos dois times do interior. Veja a seguir quando serão os jogos das semifinais do Paulistão 2020, onde assistir e o que esperar de cada um deles.
Semifinais do Paulistão 2020
O chaveamento da semi foi definido a de acordo com a pontuação das equipes na classificação geral do campeonato. O Palmeiras tem 25 pontos e é o time de melhor campanha, portanto, vai encarar a Ponte Preta, que somou apenas 16. O outro confronto será entre Corinthians e Mirassol, que têm os mesmos 20 pontos – o alvinegro leva vantagem só no saldo de gols.
Corinthians x Mirassol
Quando: Domingo, 2 de agosto, às 16h
Onde: Arena Corinthians (São Paulo)
TV: Globo, Sportv e Premiere
Retrospecto: 9 jogos, 5 vitórias do Corinthians, 4 empates, nenhuma vitória do Mirassol
Corinthians e Mirassol chegam às semifinais do Paulistão 2020 com campanhas praticamente idênticas: 5 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Com um gol a mais de saldo, o time da capital assegurou a vantagem de jogar em casa – embora com portões fechados devido às determinações de segurança sanitária.
Será o primeiro duelo eliminatório entre os dois clubes, que já se enfrentaram nove vezes desde 2008, sempre na fase inicial do Paulistão. No último confronto, em fevereiro, o resultado foi um empate por 1 a 1 no interior. O Mirassol nunca conseguiu vencer o Corinthians. Mas, contra o São Paulo, o time do interior também não tinha nenhuma vitória antes da classificação histórica no Morumbi.
O Mirassol conta com uma das grandes histórias deste Paulistão: o atacante Zé Roberto. Ele estava há quatro meses sem treinar e foi inscrito um dia antes do jogo decisivo contra o São Paulo. Marcou dois gols na vitória por 3 a 2 e se sagrou como o herói da classificação. Do lado do Corinthians, o destaque é o centroavante Jô, que reestreou balançando as redes no triunfo por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino nas quartas.
Palmeiras x Ponte Preta
Quando: Domingo, 2 de agosto, às 19h
Onde: Allianz Parque (São Paulo)
TV: Premiere
Retrospecto: 132 jogos, 67 vitórias do Palmeiras, 32 empates e 33 vitórias da Ponte Preta
Enquanto o Palmeiras chegou às semifinais do Paulistão 2020 com a melhor campanha geral, a Ponte Preta chegou a ser ameaçado de rebaixamento na última rodada da fase de grupos. Graças a uma combinação de resultados, conseguiu se salvar da degola com direito a uma vaga nas oitavas. Diante do Santos, jogou com um a mais durante todo o segundo tempo e saiu com a vitória por 3 a 1.
Mas, no retrospecto geral dos confrontos, pode-se dizer que a Ponte Preta traz boas lembranças ao Palmeiras. Afinal, foi contra a Macaca que o time alviverde conquistou seu último título paulista, em 2008, com direito a chocolate de 5 a 0 e golaço de Valdivia. Por outro lado, na última semifinal de Paulistão entre os dois clubes, a Ponte levou a melhor. Foi em 2017, depois que o time de Campinas pôs o rival na roda com uma vitória por 3 a 0 no jogo de ida.
O último duelo entre os dois times foi no dia 8 de fevereiro, com vitória do Palmeiras por 1 a 0 no Moisés Lucarelli. O gol foi marcado por Willian Bigode, que virou uma das principais referências do time após a saída de Dudu. Na Ponte Preta, olho em Bruno Rodrigues, atacante que fez três gols em três jogos desde a retomada do Paulistão.
Quando será a final?
As semifinais do Paulistão 2020 serão disputadas em jogo único. Mas, na grande decisão, haverá partidas de ida e volta. As finais estão marcadas para começar no dia 5 de agosto, quarta-feira, às 21h30. O jogo da entrega da taça será no dia 8, sábado, às 16h30. Como a Série A vai começar na mesma data, os times classificados à decisão do título paulista deverão adiar suas estreias no Brasileirão.