Resultado do treino livre F1 hoje: Ferrari lidera classificação na Espanha
Ferrari dominou os dois treinos livres desta sexta-feira, 20 de maio, pelo GP da Espanha
A sexta etapa da Fórmula 1 está oficialmente aberta. Nesta sexta-feira, 20 de maio, os pilotos disputaram os dois treinos livres no Grande Prêmio da Espanha, no Circuito de Barcelona-Catalunha, pela manhã. A rivalidade entre Ferrari e Red Bull ganhou força, com grandes surpresas e boas disputas na pista. Confira o resultado do treino livre da F1 hoje e a classificação.
Resultado do treino livre F1 hoje
Todo os vinte pilotos disputaram o treino livre nesta sexta-feira. O primeiro teve início a partir das nove horas da manhã, seguindo o horário de Brasília, enquanto o segundo começou a partir do meio dia.
PRIMEIRO TREINO LIVRE F1 HOJE
Como já esperado, a Ferrari dominou o primeiro treino livre nesta sexta-feira. Charles Leclerc, líder da classificação dos pilotos, fez a melhor volta sob 1m19s828. Em segundo lugar o companheiro do monegasco, Carlos Sainz, teve a pequena diferença de 0s079.
Max Verstappen, da Red Bull, também foi protagonista na disputa. O holandês fechou em terceiro. Durante o primeiro treino, as duas equipes disputaram a liderança em todo o momento. Porém, na reta final da prova, os italianos assumiram a ponta com os dois pilotos.
A Mercedes, por outro lado, fez bom resultado com George Russell, o novo piloto da temporada, enquanto o heptacampeão Lewis Hamilton fechou em sexto.
O primeiro treino livre contou com três novos pilotos na pista. São eles Juri Vips, Nick de Vries e Robert Kubica, pilotos da Red Bull, Williams e Alfa Romeo respectivamente. Os três substituíram Sergio Perez, Alex Elbon e Zhou Guanyu por conta do regulamento da FIA que obriga as equipes a darem oportunidades aos novatos por duas sessões na temporada.
SEGUNDO TREINO LIVRE F1 HOJE
Com Sergio Pérez, Guanyu Zhou e Alexander Albon de volta aos seus carros, o segundo treino livre foi bem diferente do primeiro. Isso porque quem dominou a pista de Barcelona foi a Red Bull. Verstappen conquistou a primeira posição facilmente com o tempo mais rápido.
Lewis Hamilton também chegou bem para disputar o treino. Porém, Leclerc logo assumiu a terceira posição com pouca diferença para Max Verstappen e despachou o heptacampeão da Mercedes.
O segundo treino livre também teve bandeira amarela após Bottas parar na grama.
Líder da classificação dos pilotos, Leclerc não demorou a tomar a primeira posição do treino ao fazer o tempo mais rápido. A Mercedes, no mesmo instante, surpreendeu ao garantir-se em segundo e terceiro lugar com Russell e Hamilton aos 10 minutos.
Nos minutos finais, o monegasco sacramentou-se na liderança sob o tempo de 1m19s670. A Mercedes seguiu no pódio, enquanto Verstappen parou em quinto lugar, com 1m20s006.
Que horas é o treino classificatório no sábado?
O treino classificatório neste sábado vai começar às 11h, pelo horário de Brasília. Antes, o terceiro treino livre terá início a partir das oito horas da manhã, no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Todos os vinte pilotos estarão na pista para disputar o treino de classificação do GP da Espanha. Dividido em três etapas, Q1, Q2 e Q3, aquele que fizer o tempo mais rápido na última etapa garante a pole position e logicamente o direito de largar em primeiro lugar na corrida de domingo.
Na TV aberta, a BAND é a responsável por transmitir as emoções do treino classificatório para todo o Brasil. Basta sintonizar em seu televisor e curtir o seu piloto favorito. Pela TV fechada, o BandSports é quem exibe.
De maneira online, o site da Band (www.band.uol.com.br) retransmite as imagens do treino de graça e ao vivo.
Conheça o Circuito de Barcelona-Catalunha
Construído em 1989, o Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha, é o palco da sexta etapa da temporada na Fórmula 1. Serão 66 voltas para alcançar a bandeirada ao fim da prova, com distância de 4,675 km.
Na prova, os pneus disponíveis aos pilotos serão os C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios).
Inicialmente, o circuito tinha como intuito principal fazer parte dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Entretanto, em 1991, ele recebeu de maneira oficial o convite para integrar o calendário da Fórmula 1, recebendo pela primeira vez a prova com os pilotos do automobilismo. Naquele ano, Nigel Masell venceu Ayrton Senna e foi o primeiro vencedor na pista.
A pista tem curvas de alta e baixa velocidade, além de uma reta que tem como colocar os pilotos ao lado a lado. O recorde de volta mais rápida pertence a Max Verstappen, sob 1m18s149 em 2021.