Resultado skate feminino nas Olimpíadas; Rayssa Leal é prata
Brasileira de 13 anos conquista a medalha de prata para o Brasil no street e entra para a história do país nos Jogos Olímpicos.
O Brasil conquistou sua terceira medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a segunda prata do país e do skate. Além de Kelvin Hoefler, que ficou em segundo no street masculino, agora foi a vez da jovem Rayssa Leal, de 13 anos, subir ao pódio pelo feminino. Na madrugada desta segunda-feira, 26/7, a maranhense somou 14,64 pontos na final da modalidade e fez história. Confira então o resultado do skate street feminino nas Olimpíadas.
Resultado do skate feminino nas Olimpíadas
A japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos de idade, ficou com o ouro no resultado final do street feminino nas Olimpíadas ao somar 15,26 na final. A brasileira Rayssa Leal veio na sequência com 14,64 e Funa Nakayama, também do Japão e com 16 anos, completou o pódio com 14,49.
Além de Rayssa, outras duas brasileiras competiram pela modalidades nos Jogos Olímpicos: Pâmela Rosa e Letícia Bufoni. Havia a expectativa de que as três representantes do país verde e amarelo fossem à final do street feminino, mas apenas a jovem de 13 anos garantiu uma lugar na decisão.
Pâmela Rosa foi a primeira entre as três a se apresentar. No entanto, ao errar três de cinco manobras, conquistou somente 10.06 pontos e ficou em décimo lugar, sem avançar à final. Por outro lado, Letícia Bufoni marcou 10.91 e ficou uma posição à frente de Pâmela, também se avançar na competição.
As sete classificadas foram: Rayssa Leal (Brasil), Funa Nakayama (Japão), Momiji Nishiya (Japão), Roos Zwetsloot (Holanda), Aori Nishimura (Japão), Wenhui Zeng (China), Margielyn Didal (Filipinas) e Alexis Sablone (Estados Unidos).
Resultado final skate feminino nas Olimpíadas
1 – M. Nishiya (Japão) 15.26
2 – R. Leal (Brasil) 14.64
3 – F. Nakayama (Japão) 14.49
4 – A. Sablone (Estados Unidos) – 13.57
5 – R. Zwetsloot (Países Baixos) – 11.26
6 – W. Zeng (China) – 9.66
7 – M. Didal (Filipinas) – 7.52
8 – A. Nishimura (Japão) – 6.92
Rayssa Leal faz história para o Brasil
O segundo lugar de Rayssa foi histórico para o Brasil. A atleta é a mais jovem do país a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos. Além disso, a maranhense de 13 anos é também a desportista mais jovem a participar das Olimpíadas pela delegação brasileira. Ela superou o recorde de Talita Rodrigues, nadadora que competiu nos Jogos de Londres-1948, com 13 anos, mas 144 dias a mais que a skatista.
“Não caiu a ficha ainda. Poder representar o Brasil e ser uma das mais novas a ganhar uma medalha. Eu estou muito feliz, esse dia vai ser marcado na história. Eu tento ao máximo me divertir porque eu tenho certeza de se divertindo as coisas fluem, deixa acontecer naturalmente, se divertindo”, disse a atleta ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Mesmo muito jovem, a skatista mostrou maturidade ao então afirmar que sua conquista pode servir de inspiração para muitas meninas. A atleta ainda disse ao site do COB, que todo esse estereótipo de que o skate deve ser praticado apenas por homens precisa ser quebrado. Por isso, se orgulha em ser um espelho para outras jovens meninas.
Leia também
+ Agenda do Brasil nas Olimpíadas: veja a programação de segunda- 26/7