Quem são os Patrocinadores das Olimpíadas 2021?
Confira quem foram as marcas por trás do grande sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021
Os Jogos Olímpicos de Tóquio chegaram ao fim após duas longas semanas, deixando um grande legado para o público. Com 46 modalidades, atletas de todo o mundo representaram suas nações em busca da medalha de ouro e, principalmente, o título de melhor do mundo naquilo que faz. No entanto, por trás de todos esse gigantesco evento, existem grandes marcas responsáveis por apoiarem e contribuírem para o sucesso, passo por passo. Mas, afinal, quais são os patrocinadores das Olimpíadas em 2021?
Quem são os Patrocinadores das Olimpíadas 2021?
No quadro geral, os Jogos Olímpicos apresentaram mais de 81 patrocinadores e apoiadores durante a sua realização em 2021, desde pequenas empresas até grandes marcas. Em primeiro lugar estão os Parceiros Olímpicos Mundiais, ou seja, empresas de todos os lugares do mundo que patrocinam os Jogos mundo à fora. Entre a lista, estão Samsung, Visa, Toyota e Coca Cola.
Em segundo lugar o site oficial das Olimpíadas de Tóquio indica a lista de Parceiros Olímpicos ‘Gold’, ou seja, uma específica lista com nomes de empresas em sua grande maioria japonesas como a Canon, Fujitsu e Meiji, que apoiam financeiramente.
Por mais incrível que pareça, a lista ainda não acabou. Além de contar com patrocinadores, os Jogos Olímpicos também apresentaram parceiros em sua realização por 2021. Mesmo com a pandemia do Covid-19, o COI encontrou grandes nomes para se apoiar. Mas, assim como a lista Gold, os parceiros também são, em sua grande maioria, empresas japonesas.
Por fim, Tóquio também recebeu apoio de grandes nomes do mercado para realizar os Jogos Olímpicos em sua cidade. Marcas como o Google mostraram-se abertas para apoiar a realização mesmo em momentos difíceis como em 2021.
Patrocinadores, Olimpíadas e a pandemia do Covid-19
Marcado inicialmente para 2020, o Comitê Olímpico Internacional precisou adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 devido à pandemia do Covid-19 em todo o mundo para evitar a maior proliferação do vírus e evitar assim o contágio entre atletas. Ao fim, com medidas básicas e a não-presença de público em arenas, as Olimpíadas foram um grande sucesso.
No entanto, entre os bastidores, nem tudo saiu como planejado para as empresas. De acordo com a Reuters, devido ao adiantamento dos Jogos pelo Covid-19, empresas como Canon, Tokio Marine & Nichido Fire Insurance e Ajinomoto cancelaram e reduziram eventos e estandes promocionais vinculados ao evento.
Além disso, segundo a reportagem da Reuters, as empresas pagaram o total de 3 bilhões de dólares por direitos de patrocínio e mais de US $200 milhões para estender, ou seja, devido à pandemia. Os altos valores doeram no bolso de cada um dos apoiadores, que optaram por não investiram dinheiro a mais em sua realização.
Onde será a próxima edição da Olimpíada?
A cidade de Paris, capital da França, vai receber os Jogos Olímpicos em 2024 entre os dias 26 de julho a 11 de agosto, decidiu o Comitê Olímpico Internacional. Ao todo, serão 47 modalidades, com o breaking, estilo de dança, incluído na lista de esportes.
Leia também – Quantas medalhas o Brasil tem nas Olimpíadas 2021? veja lista completa