Quem ganhou a Fórmula 1 hoje? Veja o resultado do GP da Áustria
Holandês Max Verstappen vence GP da Áustria e chega a sua quinta vitória na temporada, com a liderança isolada na classificação geral.
Sensação da Fórmula 1 neste momento, Max Verstappen é quem ganhou a corrida do GP da Áustria, neste domingo (4). Com o triunfo, o holandês chega a sua quinta vitória nesta temporada, a 14ª na carreira, e lidera a classificação geral da categoria. Valtteri Bottas, da Mercedes, e Lando Norris, da MCLaren, completaram o pódio.
Verstappen é quem ganha a Fórmula 1, novamente
Em seu primeiro Grand Chelem, Max Verstappen é quem ganha a corrida da Fórmula 1 e abre vantagem na liderança da categoria. Essa terminologia conhecida no automobilismo, refere-se quando um piloto faz a pole-position, marca a melhor volta e vence a prova liderando de ponta a ponta. Resumidamente, o holandês fez uma corrida perfeita, em mais uma “aula” da RBR diante da Mercedes.
A corrida começou agitada, os quatro primeiros colocados mantendo suas posições. Entretanto, Esteban Ocon se envolveu em um acidente e o safety car precisou entrar na pista. Logo após a relargada, o clima esquentou na disputa pela vice-liderança. Lando Norris e Sérgio Perez disputaram a segunda posição e o mexicano acabou indo parar na brita, caindo para o 10º lugar.
Entretanto, a direção da prova decidiu punir o piloto inglês em +5, em razão ao lance com o piloto da RBR, e quem ganhou com a punição foi Lewis Hamilton, que chegou ao segundo lugar. Pérez então iniciou sua reação, mas ao passar Charles Leclerc, jogou o competidor para fora da pista e também recebeu punição de +5, em lance similar ao do mexicano com Norris anteriormente.
Na sequência, o piloto da Ferrari tentou fazer a ultrapassagem diante do mexicano e, novamente, Pérez jogou Leclerc para fora e levou +5 de punição. A corrida continuava quente nas primeiras posições, e Hamilton, com problemas em seu carro depois abusar na zebras, caiu para o quarto lugar, sendo ultrapassado por Bottas e Norris.
Emoção até o fim
No final, para quem pensava que as emoções tinham acabado. Nada disso. Raikkonen e Vettel se envolveram em acidente na última volta e ambos saíram da pista. Nada de grave ocorreu e lá na ponta Verstappen ganhou mais uma corrida da Fórmula 1, com a liderança tranquila na prova.
Com o triunfo, o holandês garantiu um recorde: é o primeiro a vencer três GPs em 15 dias. O piloto da RBR é que ganhou as três últimas provas, na França, Estíria e Áustria. Agora, ele chegou a 181 pontos na classificação geral e ampliou a diferença para Hamilton, vice, de 18 para 32 pontos.
Classificação do GP da Áustria, hoje
Conheça o circuito do GP da Áustria na Fórmula 1
Pela segunda vez na temporada, o Circuito Red Bull Ring, na cidade de Spielberg, na Áustria, recebeu os pilotos da Fórmula 1. Ao todo, foram 71 voltas de 4.318 quilômetros. A mudança no calendário aconteceu porque o GP do Canadá e Turquia foram cancelados devido às regras da quarentena nos países como forma de evitar o aumento de casos e mortes por Covid-19.
O espaço foi criado para substituir o circuito de aeródromo de Zeltweg em 1995. No ano seguinte, foi inaugurado com Jacques Villeneuve de campeão. Além disso, a corrida também ficou marcada por contar com o anúncio de aposentadoria do grande Gerhard Berger. Por fim, o Red Bull Ring só integrou o quadro oficial da Fórmula 1 como Grand Prix em 1970.
A pista traz uma série de curvas rápidas, exigindo cuidado e atenção durante as provas, principalmente a direita Rindt, uma homenagem ao primeiro campeão de F1 da Áustria. Sob o tempo de 1m05s619, o piloto Carlos Sainz, da Ferrari, detém o recorde de mais rápido, marcado em 2020.
Leia também: Ingressos do GP do Brasil 2021: saiba como entrar na lista de espera