Quem ganhou a Fórmula 1 hoje – 29/8: resultado do GP da Bélgica 2021
Corrida teve somente quatro voltas por conta das fortes chuvas no Circuito de Spa-Francorchamps.
Um situação inusitada ocorreu na Fórmula 1 neste domingo, 29. Devido às fortes chuvas, os pilotos não realizaram as 44 voltas como era previsto para o GP da Bélgica, no Circuito de Spa-Francorchamps. A prova que iniciaria às 10h (horário de Brasília), teve a largada às 13h17, com o Safety Car, mas apenas 4 voltas realizadas. Dessa forma, quem ganhou a Fórmula 1 hoje?
Quem ganhou a Fórmula 1 hoje?
A prova da Fórmula 1 neste domingo, 29 agosto, teve um vencedor. O piloto Max Verstappen (RBR), que largou na primeira posição, foi considerado o vencedor da etapa. Assim como os 10 primeiros colocados, o holandês conquistou apenas metade de pontos como prevê o regulamento.
Isso porque, logo depois de horas de adiamento devido às fortes chuvas, a organização da prova decidiu começar a corrida por volta das 13h17 (horário de Brasília). Todos os pilotos largaram com pneus de chuva extrema, mas após 4 voltas a organização da prova decretou bandeira vermelha novamente.
Segundo o regulamento, se os pilotos completarem duas voltas, a prova pode ser cancelada com metade dos pontos para cada competidor. E foi justamente isso o que aconteceu.
Com quatro voltas e a corrida suspensa, a organização finalizou a prova e Max Vestappen, que manteve a liderança, é quem ganhou a Fórmula 1 hoje, com George Russel (Willians) em segundo e Lewis Hamilton (Mercedes) em terceiro.
Confira a classificação
Com apenas quatro voltas das 44 previstas, as três primeiras posições não se alteraram, em relação ao grid de largada. Max Vestappen é quem ganhou a Fórmula 1 hoje e chegou a sua sexta vitória nesta temporada. George Russel ficou na segunda posição e conquistou seu primeiro pódio na categoria. Já Hamilton ficou em terceiro lugar.
Acidentes antes da corrida
Mesmo sem a corrida de fato ocorrer, as fortes chuvas provocaram acidentes. O piloto da RBR, Sergio Pérez, bateu seu automóvel a caminho do grid antes mesmo da tentativa de início da prova. O piloto ficaria então de fora da prova, até porque seu carro não ficaria pronto a tempo.
No entanto, a prova demorou tanto tempo para iniciar, que os mecânicos conseguiram consertar o carro do mexicano. Bastava então saber se ele estaria liberado para competir.
O chefe da escuderia, Christian Horner, negociou então com o diretor de corridas, Michael Masi, e após analisarem o regulamento, a FIA decidiu autorizar a presença do mexicano na corrida, mas largando do pitlane. Pérez ficou na última posição, mas seu companheiro de equipe é quem ganhou a Fórmula 1 hoje.
Quando será a próxima corrida da Fórmula 1?
Os pilotos agora voltam às pistas já neste próximo fim de semana no Grande Prêmio da Holanda. A etapa está prevista para ocorrer entre os dias 3 a 5 de setembro e será a 13ª desta temporada.
Leia também
+ Calendário da Fórmula 1 na temporada 2021: data do GP de São Paulo