Quando começa a Fórmula 1 em 2023: tudo sobre a primeira corrida do ano na F1

Saiba qual será a primeira prova de 2023 e até quando vai a temporada

Prepare-se para acelerar junto ao seu piloto favorito na nova temporada da Fórmula 1! O Grande Prêmio de Bahrein dá o pontapé inicial na edição em 5 de março de 2023, no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir. Fique por dentro de todos os detalhes da primeira corrida na elite do automobilismo.

Clique AQUI para acompanhar o calendário da F1 completo em 2023.

GP de Bahrein é a primeira prova da temporada na Fórmula 1

O Grande Prêmio de Bahrein será o responsável por dar o pontapé inicial na competição de elite no automobilismo este ano. Vinte pilotos estarão na pista em busca da tão sonhada vitória, a primeira na temporada.

A corrida de Bahrein acontece no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir, no fim de semana entre os dias 3, 4 e 5 de março de 2023 na Fórmula 1. Serão três treinos livres, dois na sexta e um no sábado, o classificatório também no sábado e a corrida no domingo.

Os pilotos vão correr 57 voltas no Circuito de 5,412 quilômetros em Sakhir no domingo. O clima promete ser quente não apenas na cidade, como também dentro da pista entre os competidores.

O primeiro Grand Prix em Bahrein aconteceu em 2004. Desde então, a prova faz parte do calendário do automobilismo. O recorde de volta pertence à Pedro de la Rosa, com 1:31.447, em 2005.

 

GP de Bahrein 2023 na F1

SEXTA-FEIRA, 03/03:
Treino livre 1 – 08h30 (horário de Brasília)
Treino livre 2 – 12h (horário de Brasília)

SÁBADO, 04/03:
Treino livre 3 – 08h30 (horário de Brasília)
Treino classificatório – 12h (horário de Brasília)

DOMINGO, 05/03:
GP de Bahrein – 12h (horário de Brasília)

Veja o horário da corrida da F1 hoje

Circuito Internacional do Bahrein

Localizado em Sakhir, no Bahrein, o Circuito Internacional receberá a primeira etapa da temporada na Fórmula 1 com a presença dos vinte pilotos.

O circuito de 5,412 quilômetros será o palco dos treinos livres, classificatório e a corrida no domingo. Sob o projeto de Hermann Tilke, a pista foi inaugurada em 2002 especialmente para receber provas de automobilismo. Assim como o Circuito Yas Marina, o Circuito de Bahrein também foi desenvolvido sob uma tela em branco.

A pista é uma das mais modernas da Fórmula 1. Em cada etapa realizada no Bahrein, dá para se esperar uma prova cheia de ultrapassagens, mas com muito vento, além das altas temperaturas. A curva 10 fechada é o destaque do circuito, em declive e sem curvatura para a esquerda.

Já a curva 12 também se destaca, permitindo que os pilotos acelerem os motores em busca de velocidade.

Fórmula 1
Bahrein é a primeira prova da temporada. Foto: reprodução youtube f1 oficia 

Quais pneus os competidores vão usar?

A Pirelli confirmou as escolhas de pneus para as três primeiras corridas da temporada da F1, incluindo o Grande Prêmio de Bahrein.

Um novo composto foi adicionado na mistura este ano, com a Pirelli tendo seis opções desde o C5 mais macio até o C0 mais duro.

Para o Prêmio de Bahrein, os escolhidos foram C1, C2 e C3, duro, médio e macio respectivamente. O composto mais macio será o vermelho, o médio em amarelo e o mais duro estará em branco. Já os pneus de chuva intermediários e os azuis estarão disponíveis somente ao longo da temporada em caso de condições climáticas adversas.

 

GP do Bahrein – C1 (Duro), C2 (Médio) e C3 (Macio)

 

Quais pilotos vão correr na F1 em 2o23?

Assim como o calendário, a lista dos vinte pilotos entre as dez equipes também está definida. Max Verstappen, atual campeão da Fórmula 1, continua na Red Bull, assim como Sergio Pérez.

Na Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell completam a equipe. A mudança principal ficou para a Aston Martin, que contará com o veterano Fernando Alonso ao lado de Lance Stroll.

Pierre Gasly, o prodígio das pistas, foi para a Alpine, enquanto Oscar Piastri, jovem australiano, estará na McLaren.

Acompanhe a dança das cadeiras e sabe quem são os pilotos da temporada na F1.

 

MERCEDES: Lewis Hamilton e George Russell

ALPINE: Pierre Gasly e Esteban Ocon

HAAS: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg

MCLAREN: Lando Norris e Oscar Piastri

RED BULL: Max Verstappen e Sergio Perez

ASTON MARTIN: Fernando Alonso e Lance Stroll

ALPHATAURI: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries

FERRARI: Charles Leclerc e Carlos Sainz

ALFA ROMEO: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou

WILLIAMS: Alexander Albon e Logan Sargeant

+ Pit Stop mais rápido da F1: qual é a parada mais veloz da história?

Onde assistir a corrida?

Por mais um ano, a Rede Bandeirantes permanece como a emissora oficial da Fórmula 1 no Brasil. Dona dos direitos de transmissão, o canal renovou o contrato até o fim de 2025.

Na TV aberta, a emissora vai transmitir o treino classificatório no sábado em Bahrein e o Grande Prêmio no domingo, ao vivo para todos os estados do Brasil, desde os bastidores no início da prova até o pódio com direito à execução dos hinos dos pilotos.

Os treinos livres na sexta, por outro lado, serão exibidos somente no canal BandSports, através das operadoras de TV por assinatura.

As transmissão contam com a participação de Reginaldo Leme, Max Wilson e Felipe Giaffone, além da reportagem de Mariana Becker direto do paddock.

Online, o torcedor pode sintonizar o site da BAND (www.band.uol.com.br), onde as imagens da programação estão disponíveis de graça e ao vivo.

A temporada acaba em 26 de novembro, no GP de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

Leia também

Corrida sprint tem pontuação?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes