Quais são os esportes paralímpicos presentes nos Jogos de Tóquio 2021?
Competição inicia no dia 24 de agosto e reúne os atletas do mais alto padrão do esporte nas disputas pela sonhada medalha olímpica.
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorre de 24 de agosto a 5 de setembro, reunirá cerca de 4,4 mil atletas do mais alto padrão na capital japonesa. No entanto, você sabe quais são os esportes paralímpicos? Confira então abaixo as modalidades presentes nas Paralimpíadas 2021.
Quais os esportes paralímpicos de 2021?
O Comitê Paralímpico Internacional organizou as Paralimpíadas com a presença de 22 modalidades esportivas. Serão 539 competições no total, mas realizadas em 21 locais de Tóquio, capital do Japão.
Voltado para participantes portadores de deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou então paralisia cerebral) e mentais, o evento terá atletas das mais diversas nações competindo na busca pela sonhada medalha olímpica. Veja os esportes:
- Atletismo
- Badminton
- Basquetebol em cadeira de rodas
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo (estrada e pista)
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5
- Goalball
- Hipismo
- Judô
- Levantamento de peso
- Natação
- Remo
- Rugby em cadeira de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro
- Tiro com arco
- Triatlo
- Voleibol sentado
O ciclismo nas Paralimpíadas de Tóquio será dividido entre pista e estrada. Já as provas coletivas de basquetebol em cadeira de rodas, goalball e voleibol sentado continuam sendo então nas categorias masculinas e femininas. O rugby em cadeira de rodas permanece misto e o futebol de 5 ocorre apenas no masculino.
Entre as novidades, o Comitê Paralímpico Internacional incluiu no programa as modalidades do badminton e então o taekwondo. Ambas substituem o futebol de 7 e a vela, mas que foram excluídos dos Jogos devido ao pouco alcance internacional.
Quais esportes o Brasil participa nas Paralimpíadas?
O Brasil irá participa de 20 dos 22 esportes presentes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. As únicas modalidades que o país não irá disputar serão o rugby em cadeira de rodas, mas também o basquete em cadeira de rodas.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a delegação do país será composta por 253 atletas, sendo 159 homens e 94 mulheres. Com esta quantia, o Brasil ultrapassa o seu recorde de participantes em Jogos Paralímpicos, mas em edições no exterior. O máximo até então eram 178 em Londres-2012.
Por outro lado, na edição da Rio-2016, o país contou com 286 atletas classificados às Paralimpíadas. Isso porque, por ser o país sede, os brasileiros conquistaram as vagas em todas os esportes paralímpicos do evento.
Leia também
+ Quando começa as Paralimpíadas de Tóquio 2021? Veja o calendário
+ Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021: onde assistir ao vivo o evento