Premier League 2020/21: onde assistir e quais brasileiros estão na disputa
Considerada a competição nacional mais valiosa do mundo no futebol, a Premier League está de volta em uma edição que tem tudo para ser especial
Considerada a competição nacional mais valiosa do mundo no futebol, a Premier League está de volta em uma edição que tem tudo para ser especial. Afinal, apesar da falta de público nos estádios e dos novos protocolos de segurança sanitária, a temporada de 2020/2021 será a primeira que começará com o Liverpool como o atual campeão.
É que a Premier League foi fundada apenas em 1992, quando os clubes se uniram para conseguir mais dinheiro nos contratos de televisão. Antes disso, a primeira divisão do Campeonato Inglês era a Football League. E o último título do Liverpool havia sido em 1990 – antes, portanto, da criação do novo formato.
Assim, depois de quebrar um jejum de 30 anos sem título do Campeonato Inglês, o Liverpool finalmente começará uma edição da Premier League defendendo o título. E o jogo de estreia será contra os vencedores da última edição no formato antigo: o Leeds United, campeão inglês de 1992 e atual campeão da segunda divisão inglesa.
Quando começa a Premier League
A primeira rodada da temporada de 2020/2021 começa no sábado, dia 12 de setembro, logo pela manhã. No entanto, não terá a participação dos times de Manchester. Afinal, o City disputou a Champions League, enquanto o United chegou às semifinais da Liga Europa. Por isso, os dois gigantes ganharam um descanso e só estreiam no dia 19. Veja, então, todos os duelos e horários da abertura da Premier League:
Sábado, 12/09
- Fulham x Arsenal – 8h30
- Crystal Palace x Southampton – 11h
- Liverpool x Leeds – 13h30
- West Ham x Newcastle – 16h
Domingo, 13/09
- West Bromwich x Leicester – 10h
- Tottenham x Everton – 12h30
Segunda-feira, 14/09
- Sheffield United x Wolverhampton – 14h
- Brighton x Chelsea – 16h15
Onde assistir
Os direitos de transmissão da Premier League no Brasil pertencem à Disney. Assim, os jogos podem ser vistos nos canais ESPN e Fox Sports, pela TV fechada ou nos Watch ESPN e Fox Premium. Além disso, o serviço de streaming DAZN pode exibir dois jogos por rodada.
Maiores campeões
Apesar de ter ficado 30 anos sem o troféu nacional e de ter conquistado seu primeiro Campeonato Inglês como Premier League apenas na temporada passada, o Liverpool soma 19 títulos ingleses em sua história. Portanto, só perde para o Manchester United, que tem 20. Nesta edição, o atual campeão terá a chance de igualar o recorde dos rivais.
Em terceiro lugar na lista dos maiores campeões está o Arsenal, com 13 títulos, seguido pelo Everton, o lado azul da cidade de Liverpool, com nove. Potências atuais como Chelsea e Manchester City somam seis troféus, atrás ainda do Aston Villa, com sete.
Favoritos
Com um ataque dos sonhos formado por Salah, Mané e Firmino, o Liverpool chega novamente como favorito. Além disso, o técnico Jurgen Klopp ainda conta com alguns dos melhores defensores do mundo, como o zagueiro Van Dijk e o goleiro Alisson. Vice-campeão na temporada passada, o Manchester City também está no topo das apostas, apesar de não ter conseguido trazer Lionel Messi nesta temporada.
Manchester United, Chelsea e Arsenal correm por fora, mas se reforçaram bem e podem surpreender os favoritos. Especialmente o Chelsea, que contratou os atacantes alemães Timo Werner e Kai Havertz, além do zagueiro brasileiro Thiago Silva. Por outro lado, o meia Willian saiu dos Blues e foi para o rival londrino Arsenal, que também trouxe o zagueiro Pablo Marí, que estava no Flamengo.
Para ficar de olho
Além dos cinco principais favoritos, outros clubes merecem atenção e podem aprontar nesta temporada da Premier League. Destaque para o Everton, que tirou James Rodríguez do Real Madrid e também trouxe o brasileiro Allan para compor o elenco que já tinha Richarlison e Bernard. O Tottenham de José Mourinho manteve a base liderada por Harry Kane e Dele Alli. E o Leicester de Jamie Vardy já provou que nunca pode ser descartado depois que desbancou os favoritos em 2016.
Brasileiros na Premier League
A legião de brasileiros que disputará a temporada 2020/2021 da Premier League poderia formar um time inteiro, com titulares e reservas. Veja então a lista completa:
Manchester City
- Ederson
- Fernandinho
- Gabriel Jesus
- Yan Couto
Arsenal
- David Luiz
- Gabriel Magalhães
- Gabriel Martinelli
- Willian
Liverpool
- Alisson
- Fabinho
- Roberto Firmino
Everton
- Allan
- Bernard
- Richarlison
Manchester United
- Andreas Pereira
- Fred
Aston Villa
- Douglas Luiz
- Wesley
Wolverhampton
- Marçal
- Léo Bonatini
Chelsea
- Thiago Silva
Tottenham
- Lucas Moura
West Ham
- Felipe Anderson
Newcastle
- Joelinton
Brighton
- Bernardo
West Bromwich
- Matheus Pereira