Softbol: conheças as regras do esporte que abrirá as Olímpiadas
Modalidade volta aos Jogos Olímpicos após ficar ausente em duas edições consecutivas, Londres-2012 e Rio-2016.
O Softbol será a primeira modalidade a ser disputada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com grande tradição no país asiático, a modalidade retorna às Olimpíadas, após ficar ausente em duas edições (Londres-2012 e Rio-2016). Muito confundido com o beisebol, nem todos os brasileiros conhecem esse esporte, que possui além dos japoneses, os norte-americanos como potência. Confira então o que é o softbol e as principais regras.
O que é o Softbol?
O softbol é uma modalidade esportiva muito parecida com o beisebol, mas disputada geralmente por mulheres. Duas equipes com nove jogadoras duelam na partida, que consiste em sete rodadas (innings). O principal objetivo da modalidade é acertar a bola com um taco.
Se o rebatedor acertar a bola corretamente, tem que correr em volta do campo e tocar as quatro bases que demarcam os cantos. Vence a partida quem anotar mais pontos em sete entradas disputadas.
Quais as principais regras?
O softbol possui diversas regras básicas para a realização de uma partida. Confira quais são as principais, logo abaixo:
- A partida consiste em sete rodadas, mas ao final de cada uma, muda-se as posições de ataque e defesa entre os times. Dessa forma, quem estava atacando, passa a defender.
- A atleta arremessadora fica ao centro do campo, enquanto a apanhadora fica atrás da home plate, uma base que se inicia a partida, junto com a batedora.
- Caso a batedora tente acertar a bola e erre, marca-se um strike, que representa uma desvantagem. No entanto, se não tentar acertar, a arbitragem pode marcar o strike ou então um ball, que significa uma vantagem para o time. Se acertar a bola, a batedora precisa correr para as bases.
- Três strikes obrigam a batedora a deixar o campo e passar vez para outra atleta da equipe. Por outro lado, se conseguir quatro balls, completa um walk e avança até a primeira base, aumentado as chances de pontuação.
- Cada vez que a batedora consegue um acerto, as adversárias devem tentar uma eliminação, o que representa anular uma jogada.
- A anulação pode ocorrer quando a adversária agarra a bola rebatida e consegue tocá-la na batedora ou quando passa a bola resgatada para a home plate, mas antes que a batedora chegue a base.
- Se a equipe que estiver defendendo não conseguir anular a jogada, a batedora se salva ao chegar a qualquer uma das bases. Caso complete o circuito, pontua um rum.
- Cada time ataca até que três das batedoras sejam eliminadas. Ao final, vence quem tiver mais runs.
Quais as diferenças do Softbol x Beisebol?
As imagens já mostram que o softbol é bem parecido com o beisebol, jogo tradicional nos Estados Unidos. Mas apesar das semelhas, os dois esportes tem algumas diferenças.
- No Softbol, o arremesso precisa ser realizado com um movimento com o braço de baixo para cima. Por outro lado, no beisebol o movimento ocorre de cima para baixo;
- A bola maior que a do beisebol e possui uma circunferência que mede 30,4 cm;
- A diferença nas modalidades também envolve o campo: no beisebol a área de jogo tem raio de 68,58 m e a área de jogo do softbol tem raio de 60,96 m;
- O beisebol é composto por nove entradas, já o softbol possui apenas sete.
Quais seleções participam do softbol nas Olimpíadas?
Apenas seis seleções competem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no modalidade do softbol: Austrália, Canadá, Itália, Estados Unidos, Japão e México.
Segundo o site oficial das Olimpíadas, as partidas do Softbol ocorrem em duas zonas – uma em Yokohama, ao sul de Tóquio, e a outra na província de Fukushima.
O estádio Fukushima Azuma Baseball, sedia as rodadas de abertura do torneio nos dias 21 e 22 de julho. Por outro lado, todos os demais confrontos ocorrem no Estádio Yokohama.
Leia também – + Por que Neymar não foi convocado para as Olimpíadas?