Neymar melhor do mundo? Quais são as chances e quem concorre com o brasileiro
Final da Champions League pode deixar o camisa 10 do PSG mais perto do sonhado prêmio; veja o que separa Neymar do título de melhor do mundo
Quando Neymar deixou o Barcelona e foi para o PSG, em 2017, não escondeu de ninguém que sua principal meta era levar o time francês ao título inédito da Champions League para ser eleito o melhor do mundo. Afinal, seria difícil concorrer ao prêmio jogando ao lado de Lionel Messi. Três anos depois, o brasileiro está a um jogo de cumprir seu objetivo.
Caso o PSG conquiste o título europeu na final de domingo (23) contra o Bayern de Munique, Neymar não seria eleito o melhor do mundo automaticamente, pois há uma votação envolvida. Entretanto, ficaria com a mão no troféu The Best. Esta é a melhor oportunidade dos últimos 13 anos para o Brasil no prêmio da Fifa, pois o último jogador brasileiro a ganhar o troféu foi Kaká, em 2007. Além disso, o último (e único) time francês a ganhar a Champions foi o Olympique de Marselha, em 1993.
Tudo isso ajuda explicar a comoção nas redes sociais para que Neymar seja eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Assim como o fato de que ele tem nada menos do que 141 milhões de seguidores no Instagram. Mas não é a popularidade na internet que vai decidir quem ficará com o troféu, e sim o desempenho nas principais competições.
Em ano de Eurocopa e Copa América, os torneios continentais costumam dividir o peso com a Liga dos Campeões na hora de eleger quem jogou mais bola na temporada. No entanto, por causa da pandemia, as competições continentais não aconteceram. Assim, a final da Champions ganhou peso para definir o prêmio de melhor do mundo, até porque a paralisação encurtou os campeonatos nacionais na Europa.
Neymar melhor do mundo? Concorrência é forte
Sem dúvidas, o principal concorrente de Neymar na corrida pelo prêmio de melhor do mundo é o atacante polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. Além de também estar na final da Champions, ele é o artilheiro disparado da competição, com 15 gols em nove jogos. Ao todo, na temporada, ele já balançou as redes 56 vezes em 47 jogos, levando seu time aos títulos do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha.
Pelos números na temporada, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo também poderiam concorrer, mas as eliminações de seus times na Champions enfraquecem suas chances. O belga Kevin de Bruyne, eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês pelo Manchester City, corre por fora. E a surpresa pode ser Kylian Mbappé, também do PSG. O francês foi importante ao longo da temporada, mas perdeu os últimos jogos decisivos por lesão. No entanto, ele ainda pode aprontar algo na final contra o Bayern.
Neymar melhor do mundo: por que acreditar
Neymar tem sido decisivo para o PSG na reta final da Champions League. Ele foi eleito o melhor em campo nas oitavas de final, contra o Borussia Dortmund, e nas quartas, contra a Atalanta, quando participou dos dois gols da virada nos acréscimos. Na semifinal contra o RB Leipzig, deu uma assistência de letra para Di María marcar um dos gols da vitória por 3 a 0.
Graças às grandes atuações de Neymar, o PSG faz a melhor campanha de sua história na Champions League. Até então, o máximo que o clube francês tinha alcançado era a semifinal da temporada 1994/1995. O título da competição colocaria Neymar na galeria dos maiores ídolos do time parisiense, e também no topo da lista para ganhar o prêmio de melhor do mundo.
Por outro lado, Neymar não fez uma temporada tão consistente. Entre lesões e problemas disciplinares, o brasileiro ficou fora de 22 compromissos do PSG. Antes da final da Champions, ele tem apenas 26 jogos disputados na temporada, 21 a menos que o seu maior concorrente, Robert Lewandowski. Não se sabe, no entanto, se os eleitores do prêmio The Best levarão estes números em conta na hora de votar.
Prêmio The Best: como funciona a votação
A popularidade de Neymar nas redes sociais pode fazer diferença, pois um quarto da pontuação geral dos candidatos ao prêmio de melhor do mundo vem da eleição popular no site da Fifa. As outras três fatias do total de votos são divididas entre jornalistas, técnicos e capitães das seleções nacionais.
A entrega do prêmio The Best da temporada 2019/2020 ainda não tem data para acontecer, mas a Fifa já confirmou que realizará a cerimônia de maneira virtual. Antes, porém, a entidade ainda vai nomear os 10 indicados, selecionados por um grupo de especialistas. No mês do evento, a lista diminui para três finalistas.
Nos últimos dois anos, Neymar não ficou nem mesmo entre os dez indicados. No entanto, entre 2013 e 2017, ele era presença frequente no prêmio da Fifa. Chegou a ficar entre os três finalistas em 2015 e 2017, mas foi superado por Messi e Cristiano Ronaldo. Em 2020, pela primeira vez, ele tem a chance de chegar à cerimônia como o grande favorito.