Messi pode sair do Barcelona? O que se sabe sobre o futuro do craque
Depois da eliminação vexatória diante do Bayern na Champions, aumentaram os rumores de que Messi pode sair do Barcelona
Lionel Messi passou 20 dos seus 33 anos de vida no Barcelona. Mas a era do craque argentino no clube catalão pode estar chegando ao fim. Depois que o time terminou a temporada sem títulos e com uma eliminação vexatória diante do Bayern de Munique na Champions League, a hipótese de que Messi pode sair do Barcelona ganhou mais força do que nunca.
De acordo com o jornalista Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, uma fonte próxima ao jogador garante que Messi nunca esteve tão decidido a sair do Barcelona. Assim, o argentino já teria comunicado sua decisão à diretoria. No entanto, por questões contratuais, ele pode ter que esperar mais um pouco para conseguir deixar o clube.
Por que Messi pode sair do Barcelona?
O jornal catalão Mundo Deportivo não confirma a informação de que Messi já pediu para ir embora, mas lembra que os motivos para sua saída já são bem conhecidos. O principal deles é que Messi não quer estar em um clube que não tenha um projeto vencedor., Ele quer um elenco forte, para disputar todos os títulos possíveis.
Portanto, depois da eliminação na Champions com uma goleada por 8 a 2, Messi passou a avaliar mais seriamente sua situação no Barcelona, segundo o Mundo Deportivo. Afinal, o objetivo dele era ganhar tudo, mas o time terminou a temporada sem ganhar nada.
Para piorar, a situação financeira do Barcelona não é das melhores por causa da pandemia do novo coronavírus. Ou seja, dificilmente o clube poderá fazer contratações para reforçar o entorno de Messi. Além disso, o argentino já havia entrado em atrito com a diretoria ao anunciar a redução de 70% dos salários dos jogadores durante a paralisação, dizendo que os dirigentes “colocaram pressão sobre algo que tínhamos total noção que faríamos”.
Até quando vai o contrato de Messi?
Messi só pode deixar o Barcelona depois de junho de 2021, quando termina o seu contrato. Após esta data, ele estará livre para sair de graça. Antes disso, o clube interessado em contratá-lo deve estar disposto a desembolsar os 700 milhões de euros de sua multa rescisória. A não ser que o Barça esteja disposto a negociar um valor menor.
Quais são os clubes interessados em Messi?
Segundo a imprensa britânica, o Manchester City estaria na frente na disputa para contratar Messi. Afinal, o clube inglês é treinado por Pep Guardiola, técnico que trabalhou com o argentino no Barcelona em uma das fases mais vitoriosas do clube. A Internazionale de Milão também vem sendo apontada como possível destino de Lionel Messi.
O que diz o presidente do Barça?
O presidente do clube catalão, Josep Bartomeu, afastou os rumores de que Messi pode sair do Barcelona. “Ele tem contrato até 2021. Falo regularmente com ele e seu pai. Eles sabem que há um projeto novo, com um novo treinador”, afirmou o dirigente, referindo-se à chegada do técnico holandês Ronald Koeman.
Bartomeu foi além, e chegou a dizer que o maior artilheiro da história do Barcelona pretende encerrar sua carreira no clube que o revelou. As declarações do presidente indicam que o Barça fará de tudo para convencer Messi a ficar.
Especulações anteriores
No entanto, não é a primeira vez que surgem rumores indicando que Messi pode sair do Barcelona. No ano passado, o argentino revelou que problemas com a Justiça espanhola quase o levaram a deixar o clube em 2013.
Em fevereiro de 2020, ele se desentendeu com o então secretário-técnico do clube, o ex-jogador Eric Abidal, após a saída do treinador Ernesto Valverde. Em julho, a rádio espanhola Cadena SER noticiou que Messi teria interrompido as negociações por renovação, pois estaria cansado do jogo político do Barcelona e também de ter que assumir muitas responsabilidades no time.
Quem mais pode sair do Barça?
Além de Lionel Messi, o Barcelona pode perder outros nomes de peso como parte de uma reformulação após o vexame na Champions. De acordo com o Mundo Deportivo, a lista prévia da “barca” do Barça inclui nomes como Rakitic, Umtiti, Vidal, Busquets, Suárez e Alba. Os dois últimos são muito próximos a Messi, e a saída deles poderia interferir na permanência do argentino. Por outro lado, já estão confirmados como reforços os jogadores Pjanic, Matheus Fernandes, Pedri e Trincao.