Maracanã: governador veta mudança no nome para Rei Pelé

Projeto de Lei de autoria do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT) previa alteração de Jornalista Mario Filho, para homenagem ao eterno camisa 10.

O governador do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro (PSC) vetou a mudança de nome do Estádio do Maracanã. O Projeto de Lei n° 3489/2021, de autoria do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), previa a alteração de Jornalista Mario Filho para Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé.

Por que governador vetou o Projeto de Lei?

A mudança no nome do tradicional estádio recebeu diversas críticas por torcedores de futebol e jornalistas, além de mal repercutida, em razão do atual momento do novo coronavírus, onde o Brasil e o Rio de Janeiro vivem suas piores fases da doença. Diante deste cenário, deputados pediram para que o governador vetasse o projeto. De acordo com a assessoria, os parlamentares reconheceram que o momento é de “continuar centrando o trabalho no combate à pandemia”.

A ideia inicial previa que apenas se alterasse o nome do Estádio. Já o complexo esportivo, que engloba ainda o ginásio Maracanãzinho e o estádio de atletismo Célio de Barros, seguiram se chamando Mário Filho. Segundo a proposta, as placas contendo o nome do estádio deveriam fazer menção ao milésimo gol do Pelé.

Os deputados chegaram a aprovar o projeto no dia 9 do mês passado, mas o governador em exercício no Rio de Janeiro ainda precisava sancionar o PL.

Quem foi Mario Filho?

Jornalista, Mario Filho foi o idealizador da campanha para construção do Estádio do Maracanã. Um dos primeiros repórteres esportivos brasileiros, Mario criou o primeiro jornal do país dedicado apenas ao esporte, contribuindo assim com a popularização do jornalismo futebolístico. Natural de Recife (PE), mudou-se com ainda na infância para o Rio de Janeiro.

O pai do jornalista comandava o jornal “A manhã” onde Mario começou sua carreira. Em 1931, tornou-se dono do jornal “O mundo esportivo” sendo o principal divulgador dos torneios amadores do RJ. Contribuiu também com o Carnaval, idealizando o primeiro desfile competitivo entre escolas de samba do Rio. Por fim, ganhou o apelido de “o criador de multidões” do irmão, o escritor Nelson Rodrigues. E, então, recebeu a homenagem no nome de batismo do Maracanã.

Mario Filho ao lado de seu irmão Nelson Rodrigues, criadores do então termo "Fla-Flu"
Mario Filho ao lado de seu irmão Nelson Rodrigues, criadores do então termo “Fla-Flu” (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

O que significa Maracanã?

Popularmente conhecido como Maracanã, o estádio recebe este nome por estar ao lado do rio de mesmo nome. O Rio Maracanã também deu nome ao bairro onde está o estádio. Além disso, é comum torcedores no Brasil batizarem o nome do estádio com o nome do bairro ou região. Isso porque, o mesmo acontece com Morumbi e Pacaembu, estádios que não possuem estes nomes como oficiais, mas são chamados desta maneira devido ao local que se encontram.

A origem da palavra Maracanã vem do tupi maraka’nã, que significa “semelhante a um chocalho”. Na região na qual o estádio se encontra habitava-se diversas aves, mas como o papagaio Maracanã-Guaçu, que fazia um barulho parecido com o de um chocalho. No entanto, os papagaios não habitam mais a região.

+ Conheça a história do Maracanã, maior estádio do Brasil

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes