Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021: quando começa e as modalidades
Competição terá início logo após as Olimpíadas e terá a abertura oficial realizada no dia 24 de agosto de 2021.
As emoções dos Jogos Olímpicos contagia o mundo inteiro. Realizado no Japão em 2021, o evento reúne diversos atletas do planeta na busca pela sonhada medalha olímpica. No entanto, logo após o encerramento das Olimpíadas, inicia-se as Paralimpíadas diante da grande expectativa da presença dos melhores atletas paralímpicos do planeta. Mas quando começa os Jogos Paralímpicos de Tóquio ? Confira.
Quando ocorrem os Jogos Paralímpicos de Tóquio?
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam no dia 24 agosto, enquanto o encerramento será realizado no dia 5 de setembro. A competição sempre inicia logo após o fim das Olimpíadas, prevista neste ano para 8 de agosto. Serão 22 modalidades em disputa, no entanto o Brasil participa de 20. As exceções são o rugby em cadeira de rodas, mas também o basquete em cadeira de rodas.
A modalidade com mais representantes brasileiros será o atletismo. A princípio a delegação do Brasil teria 54 atletas, mas o Comitê Paralímpico Internacional atualizou o ranking de alta performance, o que rendeu mais 10 vagas ao país. Agora, serão 64 representantes tupiniquins, mas três a mais que na edição do Rio 2016.
Quais as modalidades presentes nas Paralimpíadas?
Dentro do programa das Paralimpíadas, há a presença de 22 modalidades a serem disputadas então nos Jogos de Tóquio 2020. Por isso, confira quais são elas:
- Atletismo
- Badminton
- Basquete em cadeira de rodas
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo de pista
- Ciclismo de estrada
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5
- Goalball
- Halterofilismo
- Hipismo
- Judô
- Natação
- Remo
- Rúgbi em cadeira de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tiro esportivo
- Tiro com arco
- Triatlo
- Vôlei sentado
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou que a delegação brasileira na Paralimpíadas de Tóquio terá 253 integrantes, incluindo atletas sem deficiência, como então guias, calheiros (bocha), goleiros (futebol de 5, para deficientes visuais) e timoneiro (remo).
Com esta quantia, o Brasil quebra seu maior recorde de representantes em Jogos Paralímpicos, mas no exterior. No entanto, a maior delegação geral do país fica com a edição do Rio 2016, quando contou com 286 atletas.
Leia também
+ Agenda do Brasil nas Olimpíadas sexta- 30/7: veja a programação