Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021: quando começa e as modalidades

Competição terá início logo após as Olimpíadas e terá a abertura oficial realizada no dia 24 de agosto de 2021.

As emoções dos Jogos Olímpicos contagia o mundo inteiro. Realizado no Japão em 2021, o evento reúne diversos atletas do planeta na busca pela sonhada medalha olímpica. No entanto, logo após o encerramento das Olimpíadas, inicia-se as Paralimpíadas diante da grande expectativa da presença dos melhores atletas paralímpicos do planeta. Mas quando começa os Jogos Paralímpicos de Tóquio ? Confira.

Quando ocorrem os Jogos Paralímpicos de Tóquio?

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam no dia 24 agosto, enquanto o encerramento será realizado no dia 5 de setembro. A competição sempre inicia logo após o fim das Olimpíadas, prevista neste ano para 8 de agosto. Serão 22 modalidades em disputa, no entanto o Brasil participa de 20. As exceções são o rugby em cadeira de rodas, mas também o basquete em cadeira de rodas.

A modalidade com mais representantes brasileiros será o atletismo. A princípio a delegação do Brasil teria 54 atletas, mas o Comitê Paralímpico Internacional atualizou o ranking de alta performance, o que rendeu mais 10 vagas ao país. Agora, serão 64 representantes tupiniquins, mas três a mais que na edição do Rio 2016.

Brasil terá 64 atletas no atletismo, no então jogos paralímpicos de tóquio
Brasil terá 64 atletas no atletismo, no então jogos paralímpicos de tóquio – foto: ale cabral/cpb

Quais as modalidades presentes nas Paralimpíadas?

Dentro do programa das Paralimpíadas, há a presença de 22 modalidades a serem disputadas então nos Jogos de Tóquio 2020. Por isso, confira quais são elas:

  1. Atletismo
  2. Badminton
  3. Basquete em cadeira de rodas
  4. Bocha
  5. Canoagem
  6. Ciclismo de pista
  7. Ciclismo de estrada
  8. Esgrima em cadeira de rodas
  9. Futebol de 5
  10. Goalball
  11. Halterofilismo
  12. Hipismo
  13. Judô
  14. Natação
  15. Remo
  16. Rúgbi em cadeira de rodas
  17. Taekwondo
  18. Tênis de mesa
  19. Tiro esportivo
  20. Tiro com arco
  21. Triatlo
  22. Vôlei sentado

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou que a delegação brasileira na Paralimpíadas de Tóquio terá 253 integrantes, incluindo atletas sem deficiência, como então guias, calheiros (bocha), goleiros (futebol de 5, para deficientes visuais) e timoneiro (remo).

Com esta quantia, o Brasil quebra seu maior recorde de representantes em Jogos Paralímpicos, mas no exterior. No entanto, a maior delegação geral do país fica com a edição do Rio 2016, quando contou com 286 atletas.

 

Leia também

+ Agenda do Brasil nas Olimpíadas sexta- 30/7: veja a programação

+ Quantas medalhas Daiane dos Santos possui em Olimpíadas?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes