Horários da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi 2023 e onde assistir
Saiba como acompanhar a última corrida da temporada
Com Max Verstappen campeão, chegamos ao fim de mais uma temporada da Fórmula 1. O último fim de semana em alta velocidade no ano começa na sexta-feira, 24 de novembro, e vai até domingo, 26, com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina. Acompanhe a programação completa com todos os treinos e a corrida.
Programação da Fórmula 1 em Abu Dhabi
Na sexta-feira, a Fórmula 1 apresenta dois treinos livres, enquanto no sábado os pilotos correm o terceiro treino livre e o classificatório para definir o grid de largada. No domingo é dia de corrida tradicional, com 58 voltas no Circuito Yas Marina de 5.281 quilômetros na Ilha de Yas.
Os pilotos terão à sua disposição dois conjuntos de pneus duros, três conjuntos de médios, oito conjuntos de pneus macios, um intermediário verde e o de chuva completo.
Sexta-feira, 24 de novembro | GP de Abu Dhabi da F1
06h30 – Treino livre 1
10h – Treino livre 2
TV aberta: Band
TV paga: BandSports
Online: Band.com e Bandplay
Sábado, 25 de novembro | GP de Abu Dhabi da F1
07h30 – Treino livre 3
11h – Treino classificatório
TV aberta: Band
TV paga: BandSports
Online: Band.com e Bandplay
Domingo, 26 de novembro | GP de Abu Dhabi da F1
10h – corrida de Abu Dhabi
20h45 – reprise da corrida
TV aberta: Band
TV paga: BandSports
Online: Band.com e Bandplay
Saiba como votar no piloto do dia F1 em 2023
Conheça o Circuito de Yas Marina
O Autódromo de Yas Marina de 5.281 quilômetros, localizado em na Ilha de Yas, nos Emirados Árabes Unidos, é o palco da última corrida da temporada na Fórmula 1. No calendário desde 2009, o espaço tornou-se um dos mais tradicionais mas também um dos mais polêmicos.
O início da construção do autódromo na Ilha Yas, projetada por Hermann Tilke, foi anunciada em 2006, de acordo com informações do site da F1. O projeto foi concluído em outubro de 2009, sob o mesmo design do que conhecemos como a pista da última prova da temporada.
A estreia do circuito em Abu Dhabi aconteceu em 2009 como a final da temporada da Fórmula 1, com vitória de Sebastian Vettel, da Red Bull. No ano seguinte, Vettel consagrou-se campeão mundial da competição com 256 pontos em cinco vitórias.
A pista tem 16 curvas, com destaque para a reta de 1,2 km entre as curvas 5 e 6, de acordo com informações do site oficial da F1. A passagem pela curva 10, 11 e 12 também obriga os pilotos a redobrar a atenção principalmente em ultrapassagens. Em 2021, após a caótica final que deu o primeiro título para Max Verstappen, a pista ganhou muitos fãs, mas também passou a ser criticada.
Felipe Drugovich vai correr no primeiro treino livre
Além da acirrada disputa na classificação geral dos pilotos, o Grande Prêmio de Abu Dhabi contará com a presença do brasileiro Felipe Drugovich, da Aston Martin, em sessão do treino livre, segundo o portal GE. Como manda o regulamento da FIA, as equipes precisam dar chances aos jovens e, por isso, utilizam os testes para colocar os reservas na pista.
Campeão da Fórmula 2 na temporada passada, Drugovich, 23 anos, é reserva de Lance Stroll e Fernando Alonso na Aston Martin. Esta é a segunda vez que o brasileiro assume o cockpit na temporada; a estreia aconteceu em setembro, em Monza, com a 18ª posição no primeiro treino livre.
Pela Red Bull, os novatos Jake Dennis e Isack Hadjar deverão representar a equipe campeã, de acordo com informações do GE. Na Alfa Romeo o rival de Felipe, Theo Pourchaire, estará na sessão, enquanto a McLaren terá Pato O’Ward. Robert Shwartzman, da Ferrari e Frederik Vesti, da Mercedes, são outros nomes.
Como está a classificação dos pilotos atualizada?
Max Verstappen já é campeão, mas os pilotos vão disputar neste fim de semana as outras posições da classificação geral da temporada.
1) Max Verstappen (Red Bull) – 549 pontos
2) Sergio Perez (Red Bull) – 273 pontos
3) Lewis Hamilton (Mercedes) – 232 pontos
4) Carlos Sainz (Ferrari) – 200 pontos
5) Fernando Alonso (Aston Martin) – 200 pontos
6) Lando Norris (McLaren) – 195 pontos
7) Charles Leclerc (Ferrari) – 188 pontos
8) George Russell (Mercedes) – 160 pontos
9) Oscar Piastri (McLaren) – 89 pontos
10) Lance Stroll (Aston Martin) – 73 pontos
11) Pierre Gasly (Alpine) – 62 pontos
12) Esteban Ocon (Alpine) – 58 pontos
13) Alexander Albon (Williams) – 27 pontos
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 13 pontos
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 10 pontos
16) Nico Hulkenberg (Haas) – 9 pontos
17) Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – 6 pontos
18) Zhoui Guanyu (Alfa Romeo) – 6 pontos
19) Kevin Magnussen (Haas)- 3 pontos
20) Liam Lawson (AlphaTauri) – 2 pontos
21) Logan Sargeant (Williams) – 1 ponto
22) Nyck De Vries (AlphaTauri) – 0 pontos